Válvula “INTELIGENTE” ajudará na redução de vazamentos no bairro Cidade Jardim
qua, 11 de setembro de 2013 • 16:24 •
Cidade
A SAECIL – Superintendência de Águas e Esgotos da Cidade de Leme – iniciou na semana passada uma das ações para reduzir perdas de água tratada no sistema de abastecimento da cidade de Leme, com a instalação da VRP – Válvula Reguladora de Pressão. Um dos bairros que mais apresentam vazamentos é o Cidade Jardim. Pela sua posição geográfica, próxima à ETA – Estação de Tratamento de Água – a pressão nos canos, especialmente no período noturno, quando o consumo é menor, gera vazamentos, quase sempre imperceptíveis.
A VRP foi instalada na entrada da rede do bairro Cidade jardim. Ela possui um sistema de regulagem automática da pressão nos canos a partir da demanda de água. Quando a demanda é mais elevada a VRP libera automaticamente uma pressão maior; quando a demanda é menor, a VRP se fecha proporcionalmente, reduzindo a pressão nos canos e evitando vazamentos. Um logger – dispositivo eletrônico de registro de dados – fornecerá as informações dos volumes e horários de acionamento da válvula, o que servirá para o planejamento e controle de perdas.
A equipe de redução de perdas já iniciou, paralelamente, o trabalho de “caça vazamentos” no bairro utilizando o haste de escuta e geofone. Os equipamentos identificam vazamentos através de ruídos na rede. Uma vez identificados, a equipe de reparos entra em ação. A SAECIL está adquirindo um novo caminhão basculante que servirá exclusivamente para este trabalho.
“Um dos nossos maiores desafios é reduzir essas perdas que hoje estão na faixa de 55% a 60%. Esta é apenas uma das ações. Outras já estão planejadas. Nossa meta é reduzirmos as perdas para níveis mundialmente aceitos, entre 20 a 30%”, afirma o Diretor-presidente da Autarquia, Valentin Ferreira.
Fonte: Assessoria de Imprensa Saecil - Evandro Denzin (Mtb 39.413/SP)
Comentários