Semaninha Seu Geraldo: choro nas escolas municipais
ter, 08 de outubro de 2013 • 10:21 •
Cultura
Muitas palmas e empolgação para acompanhar o rtimo do pandeiro, cavaquinho, violão...Assim, os alunos da Emeb Professor Paulo Bonfanti receberam o grupo Água de Vitém, logo às 8h. A escola foi a primeira a participar da Semaninha Seu Geraldo, que leva para a rede municipal de ensino o choro, gênero musical intrinsecamente ligado à história do país. De 07 até o dia 18 de outubro, as demais escolas da rede participarão do projeto.
“O choro surgiu lá atrás, no século 19, e tem tudo a ver com a história no nosso país. Então, aprender sobre esse gênero é aprender mais sobre a cultura brasileira”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Francisco Cardozo Neto. O rtimo surgiu na cidade do Rio de Janeiro de um “abrasileiramento” das danças de salão europeias.
Durante a abertura da Semaninha, a secretária municipal de Educação, Flávia Elizabeth Terossi Dias, falou sobre a importância das artes, da música na formação dos estudantes. “Ao trabalharmos com o conteúdo música estamos contribuindo para a formação integral dos alunos, reverenciando os valores culturais, difundindo o senso estético, promovendo a sociabilidade e o desenvolvimento motor”, diz Flávia.
A Semaninha é uma extensão da III Semana Seu Geraldo, que traz para a cidade cursos, palestras e muito choro, de 20 a 26 de outubro. A abertura do festival acontece na praça Rui Barbosa, às 20h, com show da Banda "Maestro Ângelo Cosentino", Nailor Proveta e convidados.
Fonte: Rafaela Chignolli/Secom
Comentários