Secretário do Estado da Agricultura visita Leme

ter, 14 de julho de 2015 • 18:24 • Cidade

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, esteve em Leme no dia 3 de julho, quando visitou a Associação do Centro Comunitário do Córrego Taquari. Na ocasião, o secretário conheceu o trabalho da organização, que conta com o apoio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – “Acesso ao Mercado”, para incrementar suas atividades.
 
Arnaldo Jardim foi recepcionado pelo prefeito Gu Zanóbia; pela secretária municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Arminda Sacchi; pelo secretário de Governo, Olavo de Castilho; além de vereadores e agricultores locais. Também participaram da agenda, o diretor do EDR de Limeira, Carlos Tessari, acompanhado de técnicos da regional, assim como representantes do Executivo e Legislativo das cidades vizinhas de Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.
 
A visita serviu também para o secretário estadual conhecer a construção da agroindústria de vegetais minimamente processados, as novas máquinas adquiridas e o sistema de funcionamento, que foram bem explanados pelas servidoras da pasta lemense, Maria Luiza de Andrade Gatto (Lolô) e Ana Julieta Gusmão Moraes. O bairro rural Córrego Taquari, onde está localizada a sede da associação, fica na divisa de Leme e Pirassununga. As iniciativas de negócio contaram com o apoio dos técnicos da Casa da Agricultura de Leme, vinculada à CATI Regional Limeira, através da engenheira agrônoma Tereza Ruas.
 
“Com a agregação de valor ao produto, proporcionada pela agroindústria, que foi construída com recursos do Microbacias, estamos conquistando um perfil diferenciado de consumidor, que pela falta de tempo para ações cotidianas, não dispensam tempo para a preparação elaborada das refeições. Oferecemos qualidade e praticidade para os mercados locais e para os programas de compra do Governo”, diz Tarciso Antônio Sardinha, presidente da Associação. A Associação do Centro Comunitário do Córrego Taquari, fundada em 1974, é uma das mais antigas da região.
 
Os produtores participam de todas as etapas da cadeia e são responsáveis pela produção, processamento e distribuição. Na agroindústria, são minimamente processadas mandioca, abóbora e laranja, que serão comercializadas em embalagens plásticas de diferentes capacidades para melhor atender a demanda. Os vegetais minimamente processados recebem tratamentos especiais antes de serem oferecidos ao mercado, diferentemente dos vegetais in natura; entre estes cuidados pode-se elencar a recepção da matéria-prima, seleção, lavagem, sanitização, descascamento, corte (se necessário), embalagem e distribuição, que os diferenciam no mercado por sua qualidade e praticidade, sem perder as características de vegetal fresco.
 
A secretária Arminda Sacchi apoia esta atividade que traz para a comunidade rural uma forma de agregar valor à produção agrícola e ajuda a fixar no campo estas famílias ligadas com o processo. Os produtos, ali elaborados com muita higiene, são entregues para compor a merenda escolar municipal, trazendo um ganho na qualidade da alimentação de alunos de Leme.
 
“Com a visita do secretário de Estado, Arnaldo Jardim, as nossas relações junto a essa pasta estadual foram estreitadas e assim abrem a possibilidade de mais parcerias para a melhoria das estradas, além da aquisição de máquinas e equipamentos para incentivar o aumento da produtividade e facilitar seu escoamento", ressalta Arminda.
 
“Apoiamos a agricultura familiar e as iniciativas que agreguem valor aos seus produtos e gerem renda, como é o caso desta associação. Além da agroindústria e da aquisição de máquinas e veículo, estamos investindo nas estradas dos municípios, que irão permitir o tráfego seguro na zona rural e o escoamento da produção até os grandes centros”, avalia Arnaldo Jardim.
 
Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário - Prefeitura do Município de Leme

Fotos