Secretaria Municipal de Educação promove palestras para os educadores

qui, 09 de abril de 2015 • 13:10 • Educação

Na última segunda e terça-feira, dias 6 e 7 de abril, nas dependências do Caetano’s Buffet, cerca de 950 educadores da Rede Municipal de Ensino assistiram às palestras realizadas pelos profissionais do Projeto Afreaka, Natan de Aquino Giuliano e Flora Pereira da Silva. O Afreaka é um projeto de jornalismo independente, design e cultura digital, formado por jornalistas, historiadores, antropólogos, designers e artistas, que traz um conteúdo inovador sobre a África, a partir da comunicação para o desenvolvimento.
 
A ideia é promover a conexão Brasil-África, trazer bons exemplos africanos para o nosso país e aprender a (re)conhecer a própria cultura no continente irmão. Tudo isso, utilizando uma linguagem de comunicação visual contemporânea, produção colaborativa de conteúdo, com tradução para a língua inglesa, bem como a exploração de novas linguagens de cultura digital e mídias sociais.
 
O objetivo do projeto Afreaka não é discutir apenas o continente africano, mas, sobretudo, a sua produção cultural e intelectual, enxergando-o como um espaço ativo e protagonista. Ao desmitificar a imagem estereótipo do continente, rompe-se um fluxo de informação negativa que permeia o conteúdo hoje disposto em parte dos materiais didáticos e das grandes mídias brasileiras.
 
O trabalho do Afreaka vem para somar esforços na promoção da educação para a igualdade racial e para a valorização das diferenças e da diversidade cultural, articulando produção artística, comunicação online, expressão multimídia e educação social. Isso serve para quebrar preconceitos raciais históricos e disseminar a cultura afro-brasileira e da África contemporânea, contribuindo assim para o cumprimento das leis 10.639/03 e 11645/08.
 
Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Fotos