Secretaria de Saúde intensifica ações de prevenção à dengue
qui, 04 de dezembro de 2014 • 10:55 •
Saúde
Com o início do período chuvoso, o Governo de Leme, através do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, intensificou o trabalho de prevenção à dengue. Após viver uma epidemia da doença em 2013, Leme teve um ano relativamente tranquilo em relação à doença, com 31 casos registrados até o momento. Ainda assim, está sendo mantida uma rotina de trabalho de prevenção, inclusive com reuniões mensais do Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento de Combate à Dengue.
As ações de rotina incluem inspeções em imóveis especiais, nos quais há grande circulação de pessoas, e nos pontos estratégicos, onde existe grande quantidade de recipientes que possam acumular água e servir de criadouro ao mosquito Aedes Aegipty. Além disso, os agentes de PSFs realizam inspeções rotineiras em suas áreas de abrangência, o chamado “casa a casa”.
O Núcleo de Controle de Zoonoses também ministra curso de reciclagem para os agentes de saúde toda sexta à tarde, no CSII, além de palestras educativas em escolas e empresas. Recentemente, também foram realizadas reuniões com as escolas municipais, particulares e estaduais, líderes religiosos e empresários, nas quais foi solicitada colaboração de todos no combate à dengue.
Bloqueio-controle e nebulização
Outras importantes ações são o bloqueio-controle e a nebulização. A primeira acontece mediante um caso suspeito, com o bloqueio-controle de criadouros na área ao redor, buscando mais ocorrências suspeitas e eliminando possíveis focos. Diante de qualquer diagnóstico positivo, Núcleo de Controle de Zoonoses realiza a nebulização na região onde reside a pessoa, com aplicação de inseticida próprio para eliminar o mosquito.
Avaliação de densidade larvária
Em outubro, Núcleo de Controle de Zoonoses realizou a ADL – Avaliação de Densidade Larvária, que trouxe uma boa notícia para Leme. O índice, que foi de 1,2 em 2013, abaixou para 0,4 neste ano, o que não sugere de possa haver qualquer acomodação no trabalho de combate e prevenção.
“Temos encontrados muitos criadouros nas buscas realizadas nas residências. Por isso, pedimos que a população colabore e vistorie sempre seu quintal, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água, pois o período chuvoso já chegou. E, dessa vez, o trabalho será em dobro, já que, além da dengue, também temos que combater a chikungunya”, destaca a chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses, Daniela Diniz Maradei.
Fonte: Daniel Cunha/Secom