Secretaria de Educação lança I Concurso Literário de Poesia
ter, 15 de abril de 2014 • 15:22 •
Educação
“Os antigos já o sabiam: quando nossos valores, nossas crenças e esperanças parecem ter sido virados do avesso; quando nossas inquietações não sabem entoar senão a insistente ladainha da dúvida, da aflição e da descrença; quando tudo parece ter perdido o rumo; quando nos deixamos abater pela crise generalizada e experimentamos, coletivamente, a sensação de que nada vale a pena, é sobretudo aos poetas que recorremos, para que nos ajudem a encontrar um sentido para as coisas, uma saída, um consolo, que seja. Os modernos também o sabem, mas parecem esquecê-lo, preferindo o gozo desenfreado das ilusões, o refúgio da inconsciência embrutecedora”, dizia Carlos Felipe Moisés.
A Secretaria de Educação do Município de Leme lançou oficialmente na última semana o I Concurso Literário Poesia. E o fez através de saraus poéticos oferecidos para os coordenadores de Creche, coordenadores da Educação Infantil e coordenadores do Ensino Fundamental.
Todos os funcionários da Rede Municipal de Ensino estão convidados a participar do Concurso com uma produção poética e as inscrições serão recebidas até o dia 30 de abril. Os inscritos participarão de algumas atividades como uma visita à exposição Narrativas Poéticas no Museu da Língua Portuguesa, uma oficina intitulada Poema focalizada pela escritora e educadora paulistana Ângela Castelo Branco, além de um Café Poético, para que assim se alimentem dessa linguagem e possam melhor expressar-se através da escrita.
Após recolhidos, os poemas inscritos serão lidos por escritores da cidade e os autores dos classificados serão premiados com livros, além de terem sua obra amplamente divulgada nas diversas mídias à disposição na cidade. “O gênero literário poesia está esquecido e podemos perceber, infelizmente, esse esquecimento na prática cotidiana das pessoas. O Concurso visa contribuir, um pouco que seja, para a vinda dessa lembrança, pois todos têm um tanto de poesia dentro de si”, diz Patrícia Boldt, uma das idealizadoras do projeto.
Fonte: Berenice de Fátima Luiz/Secretaria de Educação