Renault lança Duster 2016 com mudanças discretas
seg, 06 de abril de 2015 • 10:36 •
Autos
Para tentar acompanhar a reforçada concorrência no segmento, a Renault apresentou nesta terça-feira (31) em Campinas, a primeira reestilização do utilitário esportivo Duster, atual vice-líder da categoria, de acordo com a Fenabrave, a associação das concessionárias.
A marca enxugou o número de versões na linha já chamada 2016 em relação à 2015, e manteve o preço nas de motor 2.0. As equipadas com propulsor 1.6 custarão um pouco menos.
Veja todos os preços e versões:
Expression 1.6 manual - R$ 62.990 (na linha 2015 é R$ 63.490)
Direção hidráulica, vidros e travas elétricos, rodas de ferro de 16 polegadas, faróis com máscara negra, rádio com conexão USB e Bluetooth, banco do motorista e volante com regulagem de altura e ar quente.
Dynamique 1.6 manual - R$ 67.990 (na linha 2015 é R$ 68.990)
Mesmos itens do Expression, além de ar-condicionado, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas, para-choques e retrovisores na cor da carroceria, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, central multimídia Media NAV Evolution.
Dynamique 2.0 manual - R$ 72.990 (mesmo preço da linha 2015)
Mesmos itens do Dynamique 1.6, mas com motor 2.0.
Dynamique 2.0 automático - R$ 75.990 (mesmo preço da linha 2015)
Mesmos itens do Dynamique 2.0 manual, mas com câmbio automático de 4 marchas.
Dynamique 2.0 4x4 manual - R$ 78.490 (mesmo preço da linha 2015)
Mesmos itens do Dynamique 2.0, mas com tração nas quatro rodas e câmbio manual de seis marchas.
Opcionais
Para a versão Dynamique, independente do conjunto mecânico, são opcionais, piloto automático, bancos de couro e câmera de ré. Controles de tração e estabilidade não são oferecidos nem como opcionais.
‘Maquiagem’
As mudanças, entretanto, foram discretas. Externamente, o SUV ganhou novos para-choques, rodas e barras do rack de teto redesenhadas. A grade ganhou novo formato, com uma barra dupla em preto brilhante, com o logo da Renault maior, ao centro.
Na traseira, as lanternas mantiveram o formato, porém, a peça ganhou contornos mais modernos e luzes rearranjadas. Já a barra que leva o nome do veículo, na tampa do porta-malas, deixa de ser cromada, e ganha ares mais discretos com o plástico preto brilhante. Farois e lanternas também passaram a contar com luzes de LED.
No interior, mudam bancos, quadro de instrumentos e console central. Tudo para deixar o SUV mais moderno, e como consequência, mais parecido com os “irmãos menores”, Logan e Sandero.
Multimídia mais completo
Agora, em vez de dois mostradores, um para velocidade e outro como conta-giros, há três; foi criado um novo para exibir informações do computador de bordo. O Duster também incorporou a função do mostrador que sugere mudanças de marchas.
Outra novidade do Duster 2016 é a central Media NAV Evolution. O aparelho, como o nome diz, é uma evolução do que era oferecido no modelo. Ela passa a contar com visualização de temperatura externa, do ar-condicionado automático, informações em tempo real das condições de trânsito e acesso a redes sociais, por meio do aplicativo Aha, através de conexão pelo smartphone do usuário.
Mais potência e torque
Sob o capô, o Duster 2016 não terá grandes mudanças. O 1.6 preservou a potência de 115 cavalos (etanol)/110 cavalos (gasolina), mas ganhou 0,4 kgfm de torque, com etanol e 0,8 kgfm com gasolina, passando a oferecer, respectivamente, 16,3 kgfm e 15,5 kgfm.
Já o propulsor de 2 litros ganhou em potência e torque. Se antes ele oferecia 142 cv/138 cv, agora ele passa a render 148 cv/143 cv, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente. No torque, entretanto, houve ligeira queda, de 0,2 kgfm no etanol e 0,1 kgfm na gasolina. Ele oferece, respectivamente, 20,7 kgfm e 19,6 kgfm.
Fonte: Portal GLOBO.com - Auto Esporte