Rede municipal de ensino terá programa Ler e Escrever

dom, 02 de fevereiro de 2014 • 19:14 • Educação

Por iniciativa do Governo de Leme, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, apresentou na quarta-feira (29), na EMEB “Coronel Augusto César”, o programa Ler e Escrever aos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da cidade. Foi o primeiro passo para a implantação do programa que objetiva instrumentalizar os professores para desenvolver, nos alunos, a plenificação das competências imprescindíveis nos dias atuais: capacidades leitora, escritora e de cálculo.
 
“Atualmente, o trabalho na Secretaria Municipal de Educação busca, de forma articulada com os governos federais e estaduais, atender às demandas diagnosticadas na rede de ensino, priorizando o processo de letramento. O “Ler e Escrever” prevê material didático para os alunos e material de apoio aos educadores, bem como viabiliza estudos com base no material, durante todo o ano letivo”, afirma a secretária de Educação, Flávia Terossi Dias.
 
A responsável pelo programa na Diretoria Regional de Ensino de Pirassununga, Rosana Devitto da Silva, abriu a capacitação dos professores com a leitura de Carlos Drummond de Andrade e destacou a relevância do ato de ler para a alfabetização. Aliás, alfabetizar plenamente todas as crianças até o oitavo ano de idade, é a meta do programa.
 
“A leitura em voz alta é estratégia metodológica da educação para formação de leitores e deve ocupar lugar de destaque nas aulas, sempre como a primeira atividade do dia. O programa é um conjunto de ações articuladas, que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos. É uma política pública para os anos iniciais, que busca promover a melhoria do ensino”, diz Rosana.
 
Fonte: Rafaela Chignolli/Secom

Fotos

Comentários