Queda na venda de carros provoca demissão em massa no interior paulista

seg, 28 de abril de 2014 • 13:50 • Autos

Eduardo* foi pego de surpresa – ou quase. Aos 34 anos, 15 deles dedicados à empresa onde trabalhava com produção de autopeças plásticas, foi demitido. Cursando a faculdade e pai de dois filhos, de fato, não esperava ficar sem emprego, mas confessa não ter estranhado a decisão. A empresa onde ele trabalhava passa por uma reestruturação e o mercado de plásticos para veículos vai mal.
 
“Esse segmento é muito cruel. É uma disputa brava por projetos, qualquer coisa que perde já reflete na operação”, conta. A crise na venda de veículos não passaria despercebida. “As montadoras arrancam o couro mesmo. Já vi pegar projeto que dá prejuízo para poder manter o fornecimento para a montadora. As empresas estão cambaleando.”
 
Agora, Eduardo vai procurar uma nova colocação. Diz já estar acionando os contatos pelo LinkedIn. "A rescisão foi boa, mas não dá para ficar descansando muito, a oportunidade passa", comenta. Difícil vai ser conseguir novamente os R$ 7,5 mil que ganhava. "Era acima da média de mercado, já havia recebido propostas em que não pagavam isso."
 
Eduardo é um dos 1,5 mil já demitidos em Jundiaí (no interior paulista), conhecida pela forte produção de materiais plásticos para veículos. O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) ainda não tem número consolidado, uma vez que o aumento no volume de demissões começou neste mês, segundo Alexandro Zavarizi, vice-diretor da instituição.
 
No Estado de São Paulo, o saldo de emprego no setor transformação de plásticos – que inclui produtos para cozinha, entre outros – é de 791 empregos neste ano, segundo números fornecidos ao iG pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Esse valor é brutalmente menor que o saldo de 2.297 vagas no mesmo período do ano passado.
 
Na empresa que Zavarizi preside, a demanda das montadoras já caiu 25%. Por enquanto o Ciesp segue consolidando as informações de outras fabricantes da região. “Já estamos acompanhando a redução das encomendas e até a suspensão de alguns pedidos”, comenta.
 
Os fabricantes de plástico que investiram em diversos mercados ainda encaram o momento sem grandes traumas. O mesmo não acontece com as indústrias que produzem exclusivamente para a cadeia automotiva. “Esses já estão demitindo em massa”, comenta Zavarizi. “Especialmente quem fabrica para modelos de veículos mais antigos, que estão para sair de linha. Os modelos novos ainda estão rendendo algumas encomendas.” O executivo não sabe dizer quais são as montadoras que estão cortando os pedidos;
 
Zavarizi explica que a queda na produção tem como pano de fundo em questões relacionadas ao mercado externo. O fechamento das portas do mercado e a queda na cotação do dólar não só dificultaram a venda de produtos nacionais como também estimularam a entrada de produtos importados.
 
Os efeitos do programa Inovar-Auto, que previa 60% de nacionalização do conteúdo, também frustraram os industriais. “A coisa não ficou como imaginávamos ainda”, lamenta o empresário. O mau momento enterra a expectativa dos empresários do mercado de plástico, que contavam um aumento de demanda das montadoras, que estariam de olho no cumprimento dos requisitos de redução no consumo de combustível – quanto mais plástico, mais leve e menos poluente o veículo.
 
Sindicatos entram em estado de alerta
 
Na base do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Material Plástico de Jundiaí e Região (Sindiplástico, ligado à Força Sindical), desde janeiro já foram demitidos 11% ou 1,5 mil trabalhadores ligados à produção de materiais plásticos, segundo João Henrique dos Santos, presidente da entidade.
 
Para Santos, os empresários estão contando com a mão amiga de Brasília para estimular as vendas e resgatar a indústria. “Só que o governo já está na defensiva, não há previsão de novas medidas e o cenário que se desenha não é nem um pouco favorável”, diz. Futuras demissões não estão descartadas.
 
A grande sensibilidade do setor estaria na fragilidade da gestão. “Cerca de 90% dessas empresas são pequenas, aquelas típicas empresas ‘do dono’, que giram conforme o mercado”, explica o sindicalista. A falta de planejamento teria feito com que os administradores fossem pegos de surpresa por esse momento de retração. “Com as empresas grandes a gente até conseguiu negociar três avisos prévios ou extensão do plano de saúde, mas com as pequenas foi demissão sumária mesmo.”
 
Sérgio Luiz Leite, presidente Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimifar, ligada à Força Sindical), já solicitou mais informações às suas regionais. “Estamos em alerta, porque como as montadoras não trabalham com estoques a crise chega instantaneamente no nosso setor”, sinaliza.
 
Ameaça se espalha pelo interior de São Paulo
 
As regiões de Americana e Sorocaba (no interior paulista) também estão em estado de alerta com a crise na indústria automotiva. Fabrício Cardoso, presidente do Sindicato dos Químicos de Americana e Região (ligado à Força Sindical), que engloba sete cidades, conta que ainda não enfrenta demissões, mas não desconsidera essa possibilidade. Por conta disso, três advogados já estão o dia inteiro fazendo homologações de funcionários.
 
Já em Guarulhos (na Grande São Paulo), Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região (ligado à Força Sindical), acha que o aumento no custo dos juros tem sido o maior gerador de impacto. “A demanda ainda não caiu tanto, mas as empresas já estão sem capital de giro”, explica. “As demissões que tivemos estão mais relacionadas às dificuldades financeiras que à parada de produção.”
 
Na região, além dos plásticos também são produzidas as tintas para automóveis. “Ainda acho que vamos ver uma melhora do cenário no segundo semestre.”
 
Indústria de plástico quase não aproveitou benefícios
 
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido foi sinônimo de grandes resultados para as montadoras, mas o mesmo não acontece para toda a cadeia. O mesmo deve acontecer com a possível medida de crédito que o Governo estaria negociando com a Anfavea. 
 
Alexandro Zavarizi, da regional de Jundiaí do Ciesp, explica que os ganhos se limitaram a alta no volume nas vendas de carrros. “Não tivemos aumento de margem”, diz. “Nós já trabalhamos com uma margem pequena para conseguir competir com os importados.”
 
No entanto, a desoneração da folha de pagamento resultou sim em uma melhora para as contas das transformadoras de plástico. Mas, aparentemente, a indústria automotiva quis sua fatia dessa vantagem também. “As montadoras chegaram a nos cobrar metade da desoneração em desconto no preço”, conta. “Na minha empresa, não concedi para nenhuma, mas sei que algumas negociaram.”
 
* O entrevistado foi alterado
 
Fonte: Portal IG - www.ig.com.br