Prefeito Paulo Blascke participa do anuncio da Faculdade Regional de Medicina em Araras

ter, 09 de setembro de 2014 • 13:12 • Saúde

O prefeito Paulo Blascke participou na última sexta-feira (5), do anuncio da instalação da Faculdade Regional de Medicina, divulgado na quinta-feira (4), pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A agenda contou ainda com o secretário do Governo, Vanderlei Nascimento; e o vereador Raul Nogueira. Os prefeitos de Pirassununga e Conchal também estavam no evento, que vai contemplar as quatro cidades.
 
Araras foi considerada apta pelo Governo Federal para receber a instituição particular de ensino de Medicina – ao todo, foram habilitados 39 municípios de 11 Estados de quatro regiões do Brasil. Leme e Pirassununga estiveram na primeira listagem, mas os critérios subsequentes acabaram por dar vantagem a Araras, que precisou contar com o apoio e parceria dos demais municípios da região para receber a faculdade.
           
“Essa é uma grande conquista para toda região e um momento histórico para Araras”, disse Blascke. Ele reforçou que a conquista só foi possível graças à união dos municípios da região, que apoiaram a iniciativa.
 
 
Mais Médicos
 
A instalação de Faculdades de Medicina nos municípios brasileiros faz parte do Programa “Mais Médicos”, desenvolvido pelo Governo Federal, que tem por meta ampliar o número de médicos no país e incentivar a formação de novos profissionais.
 
Segundo o MEC, está prevista para setembro uma chamada pública de apresentação de propostas pelas instituições privadas de educação superior para a implantação dos cursos de medicina nos municípios selecionados.
 
Em julho deste ano, Araras recebeu a visita da comissão de especialistas para avaliar a estrutura da rede pública de saúde e os serviços oferecidos à população. O grupo também visitou unidades de saúde das cidades de Conchal, Leme e Pirassununga.
 
Um compromisso de cooperação foi assinado em maio deste ano, com a finalidade de reforçar a união entre os municípios de Araras, Leme, Conchal e Pirassununga para a instalação da faculdade. Tal acordo disponibiliza, inclusive, espaços e serviços de saúde para a formação pedagógica de profissionais e alunos do curso de medicina para complementação dos ensinamentos práticos, auxiliando nos atendimentos e melhorando a estrutura da saúde pública das cidades.
 
Fonte: Secom/Assessoria de Imprensa

Fotos