Parque Ecológico Mourão será transformado em bioparque
ter, 01 de abril de 2014 • 19:54 •
Meio-Ambiente
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente anunciou nesta terça-feira (1) a adequação do Parque Ecológico Mourão. Após reforma, o lugar vai ganhar o conceito de bioparque, com recintos mais semelhantes ao habitat natural dos animais. A reestruturação é uma antiga necessidade e foi, inclusive, solicitada já há alguns anos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Conforme determinação do Departamento de Fauna do Estado de São Paulo, o Bosque vai interromper a visitação do público a partir de sexta-feira, dia 4 de abril.
“Não é possível reformar o local com os animais no recinto e todos serão transferidos, mas continuam pertencendo à cidade. No momento, buscamos firmar uma Parceria Público-Privada (PPP) para concretizar as mudanças. As visitas serão suspensas para a execução do trabalho”, afirma a secretária municipal do Meio Ambiente, Fernanda Cândido.
O caráter turístico do Bosque será mantido com sua transformação em bioparque, onde os recintos são caracterizados pelo sistema de semiliberdade, o que permite maior interação entre o visitante e a fauna. “Vamos melhorar a qualidade de vida dos animais ao trazer o habitat deles para dentro o zoológico. A cidade só tem a ganhar com esse projeto”, diz Fernanda.
A proposta do Governo de Leme é que o parque ecológico se torne referência na área de educação ambiental e lazer. “A adequação do Bosque é cobrada da cidade desde 2010 e nós assumimos a responsabilidade de deixá-lo dentro da lei. Estamos na busca de uma Parceria Público-Privada, que seja boa para o município, para concretizarmos o projeto no menor tempo possível”, declara o prefeito Paulo Blascke.
Fonte: Rafaela Chignolli/Secom