Oficina das Artes movimenta cultura de Leme
sex, 21 de novembro de 2014 • 22:50 •
Cultura
O resultado das atividades das oficinas culturais realizadas no decorrer deste ano será atração da I Mostra Oficinas das Artes, que movimenta a Sala “Salete Ciccone Marchi” e o Museu Histórico “Celso Zoega Taboas”, entre os dias 26 e 29 de novembro. O evento também marca a posse dos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, órgão que vem contribuir na orientação da gestão cultural de Leme (veja o quadro da programação).
O secretário Neto Cardozo explica que o projeto teve início em agosto de 2013, atendendo sugestão da Escuta Cultural e da Conferência Municipal da Cultura. “Logo que assumimos o governo tivemos a preocupação de nos reunir com a classe artística e a população para saber quais eram as deficiências e também os anseios na área cultural de Leme”.
A coordenadora de Políticas Culturais da Secretaria, Cíntia Beltran, informa que durante o ano de 2014 passaram pelo projeto cerca de 350 alunos, atendidos por um corpo docente de 18 professores, divididos em três eixos, artes cênicas, artes visuais e música. “A mostra está composta por exposições, apresentações e performances, resultado do trabalho com diversas experimentações culturais e da criatividade de cada aluno. Esses que podem participar independente de sua idade, pois buscamos apenas desenvolver o gosto pela arte”, diz Cíntia.
No eixo das artes cênicas, a mostra contempla dança e consciência corporal baby (3 a 6 anos) e infantil (7 a 12 anos); dança contemporânea iniciante; companhia de dança e experimentações em movimentos, jazz dance, free step, teatro iniciação, teatro e performance.
Nas artes visuais, o programa conta com mostra de cinema e exposições de desenho artístico com técnicas de nanquim e pintura óleo sobre tela.
No eixo musical, terão apresentações de violão brasileiro, cavaquinho, piano, canto e coral, Orquestra de Violeiros, prática de conjunto e percussão, e ritmos brasileiros.
A Mostra será encerrada no Museu, com a performance experimental “Reticências”, em horário especial, às 23h, com censura de 16 anos. “Experimentar, vivenciar e construir um trabalho a partir da sua própria identidade é resultado desse exercício cênico, que tem como pano de fundo nossos discursos cotidianos que vistos de maneira isolada potencializam nossas perversidades”, explica o professor Mauro Morais.
PROGRAMAÇÃO
SALA “SALETE CICCONE MARCHI”
26/11 – quarta – 19h
- Coquetel de abertura
- Posse do Conselho Municipal de Política Cultural
- Exposição de Desenho e Pintura em tela – alunos profª Virginia Segatta e Caroline Bonfogo
Apresentações:
Alunos piano - Paulinho Leme
Alunos piano - Viviani Santoro
Alunos canto e coral - Eugênio Pagani
27/11 – quinta - 19h
Alunos percussão - Rodnei Vieira
Alunos violão - Cristiano Pedroso
28/11 - sexta - 19h
Alunos cinema - Antonio Queiroz (Foca)
29/11 - sábado - 19h
Alunos free step – Danilo Henrique
Alunos dança e consciência corporal – Pamela Martins e Desirseé Ferreira
Companhia de dança – Cintia Beltran
Alunos jazz - Juninho VDC
MUSEU HISTÓRICO CELSO ZOEGA TABOAS
29/11 - sábado - 23h
Alunos teatro performance – Mauro Morais
Fonte: Secom/Assessoria de Imprensa