Ministério detalha consulta de informações previdenciárias
seg, 28 de julho de 2014 • 19:17 •
Economia
O Ministério da Previdência Social divulgou, na segunda-feira (28), os procedimentos para obter os dados pessoais relacionados a vínculos empregatícios e ao andamento das contribuições trabalhistas.
De acordo com o Ministério, além de acompanhar a situação junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é possível, com os dados, simular o tempo de contribuição para efeitos de aposentadoria.
Para consultar o Extrato de Vínculos e Contribuições basta acessar, no site, a Agência Eletrônica, no menu Serviços ao cidadão, e acessar o extrato. Basta informar o NIT/PIS/Pasep e a senha – que, por segurança, somente pode ser retirada numa Agência da Previdência Social. O atendimento para obtenção dessa senha deve ser agendado pela página da Dataprev na internet ou pela Central de Atendimento 135.
Os segurados correntistas do Banco do Brasil podem verificar o Extrato de Vínculos e Contribuições nos caixas eletrônicos (opção 20 – outros extratos) e no portal bb.com.br. Já os clientes da Caixa Econômica Federal podem acessar o extrato por meio do internet banking.
De posse desses dados, o segurado pode simular seu tempo de contribuição no portal do Ministério da Previdência Social. É só inserir os períodos de vínculos registrados na Carteira de Trabalho e/ou contribuições realizadas por meio de carnê.
A simulação considera somente o tempo comum, isto é, a data inicial e a data final dos vínculos empregatícios. Não será considerado na contagem do tempo o período de atividade especial. Essas informações poderão ser revisadas pela Agência da Previdência Social no momento da concessão do benefício.
Fonte: Ministério da Previdência Social