Mais de 3 mil pessoas acompanham sorteio de hierarquização do Programa Minha Casa Minha Vida

seg, 17 de novembro de 2014 • 20:01 • Cidade

O Governo de Leme realizou no último sábado (15), no Estádio Municipal “Bruno Lazzarini”, o sorteio das primeiras mil moradias do Programa Federal Minha Casa Minha Vida, incluindo o sorteio de mais mil famílias que entraram na listagem dos beneficiários suplentes, em um total de dois mil nomes. Em clima de muita expectativa e emoção, as primeiras mil famílias poderão, após a análise da Caixa Econômica Federal, realizar o sonho da casa própria.
 
“Nosso governo está muito feliz em contemplar mil famílias, que tanto precisam, com algo grandioso como a casa própria. Ficamos ainda mais felizes em ver que o evento transcorreu com muita tranquilidade, mostrando que o povo de Leme entendeu que esta é apenas a primeira etapa do maior programa habitacional que a cidade já viu”, comemora o prefeito Paulo Blascke, que acompanhou todo sorteio ao lado do vice Ademir Zanóbia e de secretários municipais.
 
O sorteio de hierarquização englobou as duas mil famílias melhores pontuadas no programa, regulares pelo cumprimento dos critérios enumerados pelo Decreto nº 6422, de 10 de março de 2014, que pode ser lido no blog Casa Nova Vida Nova, http://minhacasaminhavidaleme2014.blogspot.com.br/p/decreto.html. Segundo estimativas da Guarda Civil Municipal, mais de três mil pessoas acompanharam o evento, que foi supervisionado pelo munícipe Dirceu da Silva Santos e mais duas pessoas que atuaram como auditores populares.
            
O sorteio obedeceu ao seguinte cronograma
 
Primeiro, foram sorteadas, dentre todas as famílias com portadores de necessidades especiais, 50 casas (5%). Depois, mais 50 unidades (5%) foram sorteadas entre as famílias cujo arrimo é idoso (acima de 60 anos). As demais 1900 ranqueadas foram divididas em dois grupos: um com 1425 famílias (75%), das que atendem cinco ou seis critérios, e outro grupo com 475 famílias (25%), das que atendem até quatro dos seis critérios municipais e nacionais estabelecidos pela Portaria nº 595, do Ministério das Cidades, de 18 de dezembro de 2013.
            
A primeira sorteada foi Lucineide Rodrigues da Silva, que ficou bastante emocionada. Emoção ainda maior ficou reservada para as últimas contempladas. Kelly Cristina Beli, dona de casa de 35 anos, foi a antepenúltima sorteada e não escondeu a felicidade. “Estou bastante emocionada com esta alegria que Deus me reservou”, disse. A penúltima agraciada foi a pensionista Célia Regina Martins Medeiros, de 49 anos. “Acreditei até o fim. Agradeço ao Governo de Leme por esta oportunidade. Estão todos de parabéns!”.
            
Por fim, as mil famílias restantes, que não foram contempladas na primeira etapa, foram sorteadas em ordem contínua para formar a listas das mil suplentes. Vale salientar que qualquer família que, posteriormente, não venha confirmar algum dos critérios estabelecidos, será substituída por uma das suplentes, de acordo com a ordem sorteada. “Ainda acredito e tenho fé que serei contemplada”, destacou a embaladora Milena de Oliveira Pereira, de 34 anos, que ficou na lista de suplentes.
 
A lista das mil famílias sorteadas seguirá agora para apreciação e liberação da Caixa Econômica Federal. “O sorteio de hierarquização serviu para montarmos uma primeira lista, com mil nomes, para ser enviada à Caixa Econômica Federal, que agora verificará todas as informações emitidas no cadastro. Este sorteio mostrou que todo trabalho é feito com a máxima transparência, que é marca do governo do prefeito Paulo Blascke”, explica o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Mauro Donizeti Vitor.
 
Lista será publicada a partir desta quarta-feira
 
A lista será publicada no site da Prefeitura (www.leme.sp.gov.br) nesta quarta-feira (19). Já as fotos do evento podem ser vistas no Flickr do Governo de Leme, no link https://www.flickr.com/photos/governodeleme/sets/72157648921012487/. Importante frisar que as famílias não forem ranqueadas neste primeiro momento ainda poderão participar das etapas futuras do maior programa habitacional da história lemense.
 
“Em dezembro, faremos novo procedimento para atualizar o Cadastro Municipal de Habitação, que servirá como base de análise dos futuros empreendimentos do Minha Casa Minha Vida em Leme. Nossa intenção é trazer pelo menos mais 1500 casas em benefício da população de Leme”, finaliza o prefeito Paulo Blascke.
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom

Fotos