Leme: uma cidade digital
ter, 19 de novembro de 2013 • 18:03 •
Tecnologia
O Projeto Cidade Digital, que, em um primeiro momento, vai atender os departamentos da Prefeitura com mais velocidade e segurança na transmissão de dados, visa fazer a distribuição de fibra ótica por toda a cidade. Ao todo, serão 66 km de fibra. O projeto também prevê mais segurança. Câmeras de monitoramento serão colocadas em pontos estratégicos do município, como em escolas, por exemplo, que terão o equipamento tanto na parte de fora do prédio quanto em seu interior. O que se espera é minimizar ações de traficantes, vandalismo e violência.
O Governo de Leme já conquistou com o deputado federal Ricardo Berzoini verba para aquisição de equipamentos de rede e data center, visando dar início ao projeto de interligação entre os locais públicos via fibra ótica. “Com o recurso obtido até agora, será feita adequação da coordenadoria de TI, com servidores e equipamentos de rede, além do lançamento de fibra para a interligação entre as secretarias de Educação, Segurança Pública e Assistência Social, bem como as que estão alocadas dentro do Paço Municipal Joves dos Santos Carvalho”, diz o coordenador do CPD (Centro de Processamento de Dados) da prefeitura, Marcelo Freitas Rego.
“A expectativa é que a execução total do Cidade Digital ocorra dentro de quatro anos, ao custo de R$ 7 milhões. Os recursos são provenientes de fundo perdido, buscados com o Ministério de Ciência e Tecnologia”, declara o assessor da Secretaria de Governo, Sérgio Olivati.
Trata-se de uma política de inclusão digital, uma democratização do acesso às tecnologias de informação. “O prosseguimento do projeto será pleiteado junto ao Governo Federal. Quando confirmado, serão efetuadas as demais fases para a interligação completa da rede pública municipal. A partir desse ponto, viabilizará a instalação de link de internet gratuita para atender a população”, afirma Rego.
“O projeto vem para modernizar a Gestão Pública e trazer ganhos para o fluxo de informação. Leme estará mais próxima da realidade do século 21, acompanhando as tecnologias de informação”, afirma o prefeito Paulo Blascke.
Fonte: Rafaela Chignolli/Secom
Comentários