Leme registra redução de 98,85% nos casos de dengue

qua, 05 de fevereiro de 2014 • 22:58 • Saúde

Desde outubro do ano passado, quando foi lançada a campanha Todos Contra a Dengue, o Governo de Leme trabalha com foco em livrar a cidade de nova epidemia da doença. O esforço é hoje traduzido em resultado. Os números de casos despencaram e janeiro fechou com apenas cinco confirmados, enquanto o mesmo período do ano passado registrou 433 positivos, o que representa uma queda de 98,85%.
 
A situação de controle no município é desenhada desde o início da campanha Todos Contra a Dengue: outubro, novembro e dezembro computaram, respectivamente, cinco, cinco e seis confirmados. Em 2012, os três últimos meses do ano somaram 65. Apesar do quadro favorável, com a volta do período de chuvas, o risco de dengue é potencializado com o aumento do número de focos do transmissor Aedes aegypti.
 
“Para evitar epidemia é preciso manter a vigilância e eliminar os criadouros do mosquito. Continuar com a prevenção quer dizer adotar certas atitudes dentro de casa mesmo, como manter a caixa d’água fechada, colocar areia nos pratos dos vasos, limpar as calhas e lajes. Em caso de sintomas, como febre e dor no corpo, a indicação é procurar pelo serviço médico”, declara o secretário de Saúde, Antonio Roberto Stivalli.
 
Para que os agentes possam fazer o trabalho de busca de criadouros na ação casa a casa, é fundamental a população autorizar a entrada desses profissionais em suas residências. A cada dia da semana, equipes do núcleo de zoonoses percorrem um bairro diferente da cidade. Também efetuam busca em pontos estratégicos (borracharia, ferro velho e oficinas mecânicas) e em imóveis especiais (empresas, escolas e outros locais com grande circulação de pessoas).
 
Todos contra a Dengue
 
A Prefeitura se preparou lá atrás para combater nova epidemia da doença e, em julho de 2013, instituiu o Comitê Municipal de Controle da Dengue, com representantes de pastas, autarquias e órgãos públicos, que se articulam para evitar o aumento de casos da doença no município. Outra iniciativa do Governo de Leme é a campanha Todos Contra a Dengue.
 
Desde que começou, a campanha recorre a estratégias de mídia para alcançar toda a população: carros de som percorrem os bairros com spots educativos, cartazes estão espalhados por toda a cidade, flyers explicativos são distribuídos pelos agentes durante o casa a casa e faixas estão fixadas nos postos de saúde, que são pontos de orientação. Agora, a campanha receberá o reforço de outdoors em pontos de intensa circulação. Para ressaltar como evitar que focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue apareçam, o trabalho direto nas comunidades é outra iniciativa da campanha.
 
“O envolvimento de todas as secretarias e o esforço dos agentes é o que faz a diferença. Peço a união de toda população nesta luta em prol da saúde pública e que todos se sensibilizem pela causa do combate à doença. Assim, vamos vencer a dengue”, diz o prefeito Paulo Blascke.
 
Dados da dengue
 
Casos positivos: comparativo 2012 e 2013
 
Outubro - 2012 = 06
Outubro - 2013 = 05
 
Novembro - 2012 = 10
Novembro - 2013 = 05
 
Dezembro - 2012 = 49
Dezembro - 2013 = 06
 
TOTAL - 2012 = 65
TOTAL - 2013 = 16
 
Casos positivos: comparativo 2013 e 2014
 
Janeiro - 2013 = 433
Janeiro - 2014 = 005
 
Fonte: Rafaela Chignolli/Secom

Comentários