Leme, a morada do choro
qua, 09 de outubro de 2013 • 21:13 •
Cultura
“A morada do choro”. Aos olhos do violonista, compositor e, indiscutivelmente, referência quando o assunto é o gênero musical, Maurício Carrilho, é assim que Leme começa a ser reconhecida. Desde 2011, todo mês de outubro, a cidade vira reduto desse ritmo brasileiro do século 19. Durante uma semana, a cidade respira e tem contato com grandes músicos do choro, atraídos pelo festival que já virou referência dentro e fora do Brasil. A Semana Seu Geraldo chega a sua 3ª edição em 2013, entre os dias 20 e 26 de outubro, com um repertório consolidado.
A cada edição, há um homenageado e, dessa vez, o escolhido foi Kamel Taufic, que muito contribuiu com a Banda de Leme, a atual Associação Corporação Musical “Maestro Ângelo Cosentino”. O evento traz para a cidade shows, oficinas e cursos com expertise da Escola Portátil, um programa de educação musical com a linguagem do choro. Trata-se de um projeto que começou como uma grande roda com 50 alunos no Rio de Janeiro e, hoje em dia, funciona dentro da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), é patrocinada pela Petrobrás, capacita 1200 músicos, tem unidade na Holanda e cogita estabelecer outra aqui em Leme.
“A cidade tem tradição forte na música”, diz Carrilho, um dos fundadores da Escola Portátil. Realizada pelo Governo de Leme em parceria com o Instituto Casa do Choro, a III Semana Seu Geraldo segue uma proposta que começou lá atrás, com o instrumentista lemense Geraldo Azevedo, pai de Nailor Azevedo, o Proveta. Compositor, arranjador, clarinetista e saxofonista, Proveta é fundador da Banda Mantiqueira, que reúne grandes instrumentistas brasileiros.
A abertura do festival acontece justamente com show de Nailor Proveta, da Banda "Maestro Ângelo Cosentino" e convidados, na praça Rui Barbosa, às 20h, no dia 20 de outubro. O encerramento ficará por conta do conjunto “Os Matutos”.
Semaninha
O nascimento do choro está diretamente relacionado com a história do Brasil do século 19, quando as danças de salão europeias aportaram por aqui e absorveram a rítmica existente. Esse contexto histórico é transportado para dentro das escolas da rede municipal com a Semaninha Seu Geraldo, uma extensão da III Semana Seu Geraldo. Até o dia 18 de outubro, as unidades de ensino recebem aulas e apresentações dos grupos Chorando no Interior e Água de Vintém. Outra ação que coloca os estudantes em contato com esse universo é a exibição de um curta-metragem, que conta sobre o processo de criação do gênero musical.
O projeto, coordenado por Maurício Carrilho e Nailor Proveta, abrange mais de 6 mil estudantes. Aos diretores e coordenadores está reservada uma palestra no dia 16 de outubro, às 14h, no Ceapro. O tema História do choro - O nascimento da Identidade Cultural Brasileira será abordado pelos músicos palestrantes Carrilho e Proveta.
Programação III Semana Seu Geraldo (20 a 26 de outubro):
Dia 20 de Outubro
20h - Show de abertura com Banda "Maestro Ângelo Cosentino", Nailor Proveta e convidados.
Local - Praça Rui Barbosa
De 21 a 25 de Outubro
10h às 11h20 - Oficina de instrumento
11h30 às 12h50 - Cursos
16h às 18h - Prática de conjunto
Dia 25 de Outubro
18h - Apresentação final dos alunos com os professores
21h - Show de encerramento com os Mestres Oficineiros "Choro Contemporâneo e suas Referências"
Local: Praça Rui Barbosa
Dia 26 de Outubro
Show Baile com a Orquestra de Choro "Os Matutos"
Local: Praça Rui Barbosa
Fonte: Rafaela Chignolli/Secom
Comentários