Instituto Casa do Choro fecha parceria para IV Semana Seu Geraldo de Música

seg, 13 de outubro de 2014 • 19:26 • Cultura

O show da cantora Mônica Salmaso, a produção de um documentário e o Festival de Cachaças Especiais são as novidades da IV Semana Seu Geraldo de Música, de 18 a 25 de outubro, em Leme. Esta edição também prevê a continuidade da Semaninha Seu Geraldo, direcionada às crianças da Rede Municipal de Ensino.
 
A Semana se propõe a difundir o choro, a partir de cursos, oficinas e apresentações públicas, proposta iniciada pela obra do instrumentista lemense Geraldo Azevedo, o seu Geraldo, pai de Nailor “Proveta”, considerado hoje um dos principais instrumentistas do país.
 
Os secretários Francisco Cardozo Neto, da Cultura; e Vanderlei Nascimento, do Governo; consolidaram pela quarta vez consecutiva a parceria com o Instituto Casa do Choro, do Rio de Janeiro, para realização da Semana Seu Geraldo. Participaram da agenda o coordenador da entidade, César Carrilho, os músicos e professores Mauricio Carrilho, Nailor Proveta, os irmãos Paulo e Pedro Aragão e o presidente do Instituto Seu Geraldo de Música, Gilberto Zachi.
 
Na abertura da Semana, dia 18, show gratuito dos cariocas da Orquestra de Choro ‘Os Matutos’, com participação especial da cantora lemense Rita Taufic, num repertório recheado dos ritmos genuinamente brasileiros como choros, maxixes, sambas. Um verdadeiro show baile.
 
No domingo, 25, será a vez da cantora Mônica Salmaso, acompanhada dos professores do Festival. Em um repertório com os clássicos da música brasileira.
 
As apresentações serão na Praça Rui Barbosa (veja quadro da programação). Acompanhe no site www.semanaseugeraldo.com com fotos e informações.
 
Oficinas 
Na segunda, dia 20, começam as oficinas musicais, divididas por nível de prática e conhecimento dos participantes, com professores da Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, vinculada ao Instituto Casa do Choro. As inscrições estão abertas e são realizadas no www.escolaportatil.com.br
 
As oficinas seguem até a sexta-feira, dia 25, sendo acordeom com o professor Paulinho Leme; bandolim, com Pedro Aragão e Marcílio Lopes; cavaquinho, com Jayme Vignoli e Lucas Oliveira; pandeiro e percussão, com Marcus Thadeu; sopros, com Nailor Proveta, Pedro Paes, Rui Alvim, Thiago Osório; metais, com Aquiles Moraes; Flauta, Toninho Carrasqueira; e violão, com Maurício Carrilho e Paulo Aragão. 
 
Nesta quarta edição do evento, serão homenageados Joaquim Baccarin, José Justino e José Aparecido Montoan, que são músicos da “Velha Guarda da Banda de Leme”, hoje denominada Corporação Musical “Maestro Ângelo Cosentino”. 
 
A IV Semana Seu Geraldo de Música é uma realização do Instituto Seu Geraldo, com o apoio cultural do Sesc São Carlos, EPTV, Rádio Cultura de Leme e o Instituto Casa do Choro. Um projeto realizado com o apoio do ProAC, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura e Turismo de Leme.
 
Programação
 
Dia 18 de outubro 
21h - Show Baile com a Orquestra de Choro "Os Matutos"
Local - Praça Rui Barbosa 
 
Dia 19 de outubro 
20h - Show com Banda "Maestro Ângelo Cosentino", Nailor Proveta e convidados
Local - Praça Rui Barbosa 
 
Dia 21 de outubro 
19h - Show lançamento CD ‘Entre Linhas’, Cesar Roversi e Quinteto
Local - Praça Rui Barbosa 
 
Dia 22 de outubro
19h - Show de lançamento do CD Alexandre Ribeiro Quarteto
 
De 20 a 24 de outubro 
Das 10h às 11h20 - Oficina de instrumento
Das 11h30 às 12h50 - Cursos
Das 16h às 18h - Prática de conjunto 
 
Dia 24 de outubro 
18h - Apresentação final dos alunos com os professores
21h - Apresentação “O Choro contemporâneo e suas referências”, com os mestres oficineiros do Festival.
 
Dia 25 de outubro 
21h - Show de encerramento com Monica Salmaso e os professores 
Local: Praça Rui Barbosa 
 
 
Show de Mônica Salmaso vai encerrar na Semana Seu Geraldo
 
A paulistana Mônica Salmaso será uma das atrações principais da IV Semana Seu Geraldo, de 18 a 25 de outubro, em Leme. A cantora surgiu no cenário da MPB interpretando raridades de Vinicius de Moraes e Baden Powell, no disco Afro Sambas (1995). 
 
Hoje, passados quase 20 anos, no seu novo CD Corpo de Baile, ela se volta à outra dupla não menos genial, com composições de Guinga e Paulo César Pinheiro. Este é o 10º trabalho da cantora, que será apresentado ao público no encerramento da IV Semana Seu Geraldo, no dia 25, na Praça Rui Barbosa.
 
A história do trabalho marca o reencontro entre Guinga e Paulo César Pinheiro, compositores do primeiro escalão da MPB que, nos anos 1990, romperam uma prolífica parceria. A briga acabou arquivando pelo menos duas dezenas de composições e que ali ficariam para sempre se não fosse pela vontade de Mônica em resgatar o trabalho.
 
Das 14 composições que entraram em Corpo de Baile, a mais conhecida do grande público é Bolero de Satã, gravada por Elis Regina no disco Essa Mulher (1979). As demais são inéditas ou constam apenas no registro de LPs de tiragem limitadíssima e que estão há muito fora de catálogo. 
 
Mônica define que a obra de Guinga e Pinheiro fala do Brasil de tempos passados, mas que ao mesmo tempo aponta para o futuro, referindo-se as valsas e modinhas compostas por letras marcadas por referências culturais, religiosas e rurais, que ficaram na memória de um país hoje urbano, economicista e globalizado.
 
No show de encerramento da Semana Seu Geraldo, Mônica estará acompanhada dos professores da Semana Seu Geraldo, como Proveta, Maurício Carrilho e Toninho Carrasqueira, quando deverá rever sucessos da carreira e também choros conhecidos do grande público.
 
 
Festival de Cachaças Especiais está entre novidades da Semana
 
Outra atração da IV Semana Seu Geraldo será a primeira edição do Festival de Cachaças Especiais de Leme, no dia 23, quando um seleto grupo de jurados vai escolher as melhores cachaças novas e envelhecidas, entre as participantes do certame.
 
O evento conferirá um diploma assinado por auditor com profundo conhecimento da cachaça, sendo considera vencedoras aquelas que se destacarem nos quesitos de avaliação visual (limpidez e brilho), olfativa (aroma e equilíbrio) e gustativa (ardência e maciez).
 
Durante o evento, estará a venda com preço especial o livro “Cachaças – Vivendo e Aprendendo”, do escritor Marcelo Câmara, considerado um best-seller sobre o assunto. “O livro trata dos aromas, sabores e prazeres da cachaça, mas principalmente a máxima de que quanto mais informação, maior o prazer e melhor a apreciação”, diz Neto Cardozo, secretário de Cultura e Turismo de Leme.
 
 
IV Semana será documentada por Marcelo Noronha
 
O cineasta Marcelo Noronha, um dos principais documentaristas do país, estará em Leme durante a IV Semana Seu Geraldo, coletando imagens e entrevistas que culminarão num documentário sobre o evento. O acordo foi consolidado esta semana entre o diretor e os secretários Neto Cardozo, da Cultura; e Vanderlei Nascimento, do Governo.
 
“Será um privilégio contar com o talento e sensibilidade do Noronha em nossa Semana. Com certeza ele vai produzir e criar imagens inusitadas e movimentos surpreendentes com sua talentosa equipe”, ressalta o secretário Neto Cardozo. Ele lembra que o diretor esteve em Leme em 2012, onde teve os primeiros contatos com o evento e desta vez não mediu esforços para fazer um trabalho mais avançado.
 
Noronha é um dos criadores da Maranduva Filmes, premiada produtora de conteúdo audiovisual com foco em documentários e trabalhos para cinema, TV e internet. 
 
Entre os trabalhos mais conhecidos estão ‘Urtiga’, sobre a saga de uma família de sem terra; ‘O Prefeito está Chegando’, que relata o diálogo realizado numa estradinha entre o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a líder comunitária irmã Fátima. Outra obra curiosa é ‘Mariuza’ sobre a cantora que já passou dos 70 anos e acredita que vai chegar ao grande sucesso.
 
Mas, uma das principais motivações de Noronha é o registro da carreira do músico lemense Nailor Proveta, que já é o tema central dos documentários ‘Brasileiro Saxofone’, e ‘Nailor, Filho de Geraldo’. O último de Noronha foi a gravação em alta definição do espetáculo ‘Pixinguinha e Outras Pautas’, apresentado em São Paulo e Rio de Janeiro, que tem Proveta entre os membros da Orquestra Pixinguinha na Pauta.
 
 
Fonte: Secom/Assessoria de Imprensa

Fotos