Governo Municipal segue com ações para o combate à dengue
qui, 26 de dezembro de 2013 • 10:57 •
Cidade
Para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde lança como ação a nebulização em bairros da cidade com incidência de casos. Nas últimas semanas, a equipe do “fumacê” esteve no Parque São Manoel, Bonsucesso, Itamaraty, Ariana, Eloisa, Francisco Coelho, Imperial e Jardim Primavera.
“A nebulização só é feita quando um caso positivo é constatado. Enquanto o resultado do exame é aguardado, o departamento de zoonoses marca nove quarteirões ao redor da residência do munícipe com suspeita da doença e faz visita, de casa em casa, procurando por mais casos suspeitos e eliminando criadouros. Se o diagnóstico for positivo, o fumacê é aplicado”, afirma a chefe do núcleo de zoonoses, Daniela Diniz Maradei.
No processo de nebulização é aplicado inseticida por meio de máquinas de pulverização. Com o equipamento nas costas, o profissional da Saúde entra nas casas e passa o fumacê por todos os cômodos. Os moradores são previamente orientados a retirar água e comida dos animais, guardar ou proteger frutas e demais alimentos, além de esperar fora da residência por 30 minutos após a conclusão da aplicação.
Outras ações
O núcleo de zoonoses já começou a fechar algumas áreas na ação casa a casa, como Jardim do Bosque. No momento atua no centro da cidade. Também se organiza para desenvolver a busca quinzenal em pontos estratégicos, como borracharia, ferro velho e oficinas mecânicas, e em imóveis especiais a cada três meses: empresas, escolas e outros locais com grande circulação de pessoas.
“É importante as pessoas autorizarem a entrada dos nossos agentes, estamos encontrando bastante resistência no centro da cidade. É preciso continuar com a prevenção para evitar epidemia, olhar o próprio quintal e o do vizinho para eliminar criadouros”, diz Daniela.
“Estamos no caminho certo, com o envolvimento de todas as secretarias e esforço dos agentes. É a com a união de esforços que vamos combater e vencer a dengue. Peço que toda a população se sensibilize pela causa do combate à dengue", diz o prefeito Paulo Blascke.
População pode colaborar com a prefeitura pelos seguintes canais:
· Prefeitura do Município de Leme: 3573-4000
· Secretaria Municipal de Saúde: 3573-6599
· Núcleo de Controle de Zoonoses: 3571-0295
· Vigilância Epidemiológica: 3573-6355
· Ouvidoria da Saúde: 3573-6591
Fonte: Rafaela Chignolli/Secom
Comentários