Governo de Leme reinaugura o Centro de Referência da Juventude
ter, 24 de setembro de 2013 • 16:46 •
Cidade
O Governo de Leme realizou na manhã de terça-feira (24), a reinauguração do CRJ – Centro de Referência da Juventude, equipamento social que atende jovens de 15 a 29 anos, visando à socialização e a criação de vínculos, assim como proporcionar um espaço para que o adolescente desenvolva seu senso crítico. A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Blascke, do vice Ademir “Gú” Zanóbia, secretários, vereadores, imprensa e servidores da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
A nova estrutura do CRJ está localizada na Rua Ernesto Gatto, nº 448, no Jardim Amália. Com a ampliação do espaço físico, a meta é aumentar também a capacidade de atendimento. “Nosso objetivo é disponibilizar o melhor atendimento possível aos jovens de Leme. Com este novo local, a meta inicial é chegar a 200 integrantes até o meio do ano que vem, e a 500 pessoas em um período maior. E se ultrapassarmos esse número, criaremos um novo CRJ em benefício de nossos jovens”, destacou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Mauro Donizeti Vitor.
O prefeito Paulo Blascke elogiou o trabalho dos servidores da pasta e frisou a importância da valorização dos adolescentes e jovens de Leme. “Nosso governo oferece o suporte necessário para o jovem possa ter oportunidades de vencer na vida de forma digna e responsável. E o trabalho desenvolvido nesse local mostra a importância que a juventude lemense tem para nossa Administração”, ressaltou Blascke.
Nova estrutura
A nova estrutura do Centro de Referência da Juventude conta com um prédio principal com dois andares. No primeiro andar, ficam a recepção, sala de preparo de atividades dos monitores, cozinha e sala de TV. Já no 2° andar estão instaladas a sala da coordenação, sala da equipe técnica, sala de reuniões e a biblioteca. Além disso, o CRJ possui amplo espaço externo com cinco salas coletivas, sala de capacitação, sala de dança e capoeira, sala de artesanato, sala de cursos e sala de informática. O espaço externo conta ainda com um refeitório e uma segunda cozinha.
Atividades oferecidas
O CRJ oferece cursos de auxiliar administrativo, violão básico e avançado, informática, fotografia, audiovisual, artesanato, maquiagem, além de oficinas culturais de dança, canto, teatro, capoeira e malabares. No local, também acontecem aulas de educação ambiental, oficina de leitura, rodas de conversas sobre temas variados (drogas, gravidez, etc.), orientação vocacional e orientação sobre reciclagem. A equipe técnica multidisciplinar do Centro de Referência da Juventude é composta por sete profissionais, sendo um coordenador, uma assistente social, uma psicóloga, três monitores e uma auxiliar de serviços públicos.
Para participar
O único pré-requisito para o jovem frequentar o CRJ é estar dentro da faixa etária de 15 a 29 anos. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h, sendo que o jovem pode escolher o melhor horário para frequentar o equipamento, não comprometendo assim sua frequência escolar.
Fonte: Daniel Cunha/Secom
Comentários