Governo de Leme lançará Campanha de Castração e Identificação de Cães e Gatos

sáb, 16 de novembro de 2013 • 00:11 • Geral

O Governo de Leme se prepara para uma ampla Campanha Municipal de Castração e Identificação de Cães e Gatos. A iniciativa é fruto de uma verba de emenda parlamentar, do deputado estadual Ricardo Tripoli, no valor de R$ 100 mil, que garantirá aos donos de cães e gatos que façam a sua consulta e castração gratuitas.
 
O Governo de Leme aguarda neste momento a resposta do Governo do Estado, pela Secretaria de Meio Ambiente, que determinará o período de inscrições, as castrações e consultas. A verba já está confirmada para a ação que deve acontecer nos próximos meses e envolverá um planejamento estratégico de divulgação e orientação. A documentação que garantiu a verba de emenda parlamentar foi protocolada pelo Governo de Leme em 16 de outubro de 2013.
 
A campanha terá dois momentos: a primeira com uma campanha de divulgação nos veículos de informação e, na segunda, o cadastramento dos animais pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quando os proprietários dos animais passíveis de sofrerem a esterilização deverão se dirigir ao Parque Ecológico Mourão.
 
“Está ação é importantíssima para a cidade e também para a população de cães e gatos. Para os donos de cachorros e gatos, é uma forma também de trabalhar a informação. No caso, a posse responsável”, disse a secretaria de Meio Ambiente, Fernanda Candido.
“Programas e campanhas como essas são fundamentais para a prevenção de doenças zoonóticas. É importante lembrar também que a campanha irá priorizar os animais de pessoas com baixa renda”, disse o prefeito Paulo Blascke.
 
A Campanha de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos destina-se ao desenvolvimento de ações de controle de natalidade e identificação eletrônica de cães e gatos – machos e fêmeas, e de conscientização da população sobre a propriedade responsável de animais domésticos, visando, sobretudo, a redução da população canina e felina vítima de abandono em vias públicas, o bem-estar do animal, a prevenção de doenças transmitidas por animais – e a promoção da saúde da coletividade, no âmbito do Programa Estadual de Identificação e Controle a População de Cães e Gato.
 
 
Fonte: Secom/Assessoria de Imprensa

Fotos

Comentários