Governo de Leme intensifica ações de combate à dengue

seg, 24 de fevereiro de 2014 • 21:54 • Cidade

Os números da dengue registrados em Leme neste ano são bem menores do que os contabilizados no mesmo período de 2013.  Em fevereiro, até o momento, há cinco positivos frente a 1640 no ano passado. O cenário livre de epidemia é reflexo da conscientização da população e da ampliação das ações do Governo de Leme e um fator climático de poucas chuvas, que estão contribuindo para o combate do mosquito transmissor Aedes aegypti.
 
O núcleo de zoonoses, por exemplo, aumentou a relação de imóveis considerados estratégicos e também com grande circulação de pessoas, para receber a visita dos agentes para eliminação de criadouros. No total, são 221 cadastrados. Além do casa a casa pelos bairros da cidade, a buscativa é feita em 74 pontos estratégicos (borracharia, ferro velho e oficinas mecânicas) e em 147 imóveis especiais (empresas, escolas e outros locais com grande circulação de pessoas). 
 
Outra iniciativa do Governo foi de reunir os padres e líderes religiosos para colaborar em um trabalho de conscientização dos moradores em suas respectivas comunidades. O encontro ocorreu neste mês e se colocaram à disposição, pediram cartazes, além de material informativo para distribuição, concordando em abordar o tema durante as missas e cultos.
 
“O Comitê de Combate a Dengue vê a necessidade de envolver a população no combate à doença e entende que os padres têm acesso a muitas pessoas, principalmente durante as missas, quando podem passar orientações”, afirma o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Bueno. “Os padres formam um grupo muito importante, de grande influência para conversar com a população. Precisamos justamente de conscientização, com a participação ativa de todos para eliminação dos criadouros”, diz o secretário de Saúde, Antonio Roberto Stivalli.
 
 
Todos contra a Dengue
 
A Prefeitura se preparou lá atrás para combater nova epidemia da doença e, em julho de 2013, instituiu o Comitê Municipal de Controle da Dengue, com representantes de pastas, autarquias e órgãos públicos, que se articulam para evitar o aumento de casos da doença no município. Outra iniciativa do Governo de Leme é a campanha Todos Contra a Dengue.
 
Desde que começou, a campanha recorre a estratégias de mídia para alcançar toda a população: carros de som percorrem os bairros com spots educativos, cartazes estão espalhados por toda a cidade, flyers explicativos são distribuídos pelos agentes durante o casa a casa e faixas estão fixadas nos postos de saúde, que são pontos de orientação. Agora, a campanha receberá o reforço de outdoors em pontos de intensa circulação. Para ressaltar como evitar que focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue apareçam, o trabalho direto nas comunidades é outra iniciativa da campanha.
 
População pode colaborar com a prefeitura pelos seguintes canais:
 
·         Prefeitura do Município de Leme: 3573-4000
·         Secretaria Municipal de Saúde: 3573-6599
·         Núcleo de Controle de Zoonoses: 3571-0295
·         Vigilância Epidemiológica: 3573-6355
·         Ouvidoria da Saúde: 3573-6591
 
 
Fonte: Rafaela Chignolli/Secom

Fotos

Comentários