Governo de Leme inicia curso profissionalizante de artesanato para pessoas com deficiência
seg, 14 de abril de 2014 • 12:35 •
Cidade
O Governo de Leme, através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, do CRPD – Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, do Comped – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e da Criarte - Casa do Artesão de Leme, iniciou no último dia 4, curso profissionalizante de artesanato para pessoas com deficiência.
A ação envolve, inicialmente, 10 pessoas, com duração de seis meses. As aulas acontecem toda sexta-feira, às 9h e 14h, no CRPD, ministradas pelas professoras da Criarte. O objetivo do projeto é garantir inclusão e a igualdade de oportunidades sociais, além de qualificação e geração de renda para as pessoas com deficiência.
O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, na Rua Tomé de Souza, 490, na Santa Rita. O corpo profissional do órgão conta com coordenadora, psicóloga, assistente social, técnica em enfermagem, educadora física, técnico em informática, auxiliares de limpeza, recepcionista, monitora de transporte e motoristas. Atende pessoas com deficiência a partir de 12 anos, sem idade limite. Atualmente, recebe 74 pessoas com deficiências diversas, como visual, auditiva, intelectual, neurológica, síndrome de down, múltiplas, entre outras. Além do artesanato, o centro oferece cursos de Braille para deficientes visuais, hidroginástica, ginástica, musculação, informática, teatro, artesanato, oficina pedagógica, coral, percussão e grupo de apoio.
“Essa parceria entre Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria do Trabalho, Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e Comped só veio para somar. Principalmente pelas dificuldades que as pessoas com deficiência encontram quanto a cursos profissionalizantes e mercado de trabalho. Através dessa oportunidade, várias portas vão se abrir, proporcionando a eles uma motivação a mais e um grande crescimento pessoal”, destaca a coordenadora do CRPD, Marina Santana.
Fonte: Daniel Cunha/Secom