Governo de Leme inaugura o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho

ter, 03 de maio de 2016 • 15:18 • Cidade

O Governo de Leme, através da Secretaria Municipal de Administração, realizou, na manhã da última segunda-feira (6), a inauguração do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. A cerimônia contou com a presença do prefeito Paulo Blascke, secretários e servidores municipais, inclusive do novo órgão.
 
O SESMT está localizado na Rua Carlo Bonfanti, 425, Centro, onde ficava o antigo Ambulatório do Trabalhador. Compete ao órgão esclarecer os empregados dos riscos no ambiente de trabalho e promover ações para neutralizá-los ou eliminá-los. Isso tudo, sempre visando à promoção da saúde, prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.
 
O quadro de profissionais que compõem o SESMT é formado por médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico em segurança do trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho.
 
Vagner Cozar, Secretário de Administração e um dos mais entusiasmados com o projeto, ressaltou a importância do SESMT para além de um simples órgão funcional, pois zela pela saúde e a vida do trabalhador. Em suas palavras: - "A saúde e a segurança do trabalho, áreas que numa abordagem stricto sensu estão voltados apenas à proteção e a saúde do trabalhador, hoje, por meio de uma abordagem lato sensu, são de fundamental importância para a garantia da dignidade da pessoa humana. A dignidade da pessoa humana é assim um parâmetro a ser conquistado, sendo o trabalho a melhor forma para se atingir tal objetivo. Sendo assim, o SESMT surge como órgão de suma importância para a administração, pois ele tem por finalidade a promoção da saúde e a proteção da integridade do trabalhador no seu ambiente de trabalho, orientando medidas de controle dos riscos ambientais. Ou seja, ele realiza a implementação de uma política de segurança do trabalho que propicie aos trabalhadores o direito ao exercício de suas funções de forma segura e digna, evitando a exposição dos mesmos a condições prejudiciais a sua integridade física, moral e psicológica, e, isso é antes de tudo, uma conquista e um dever de governos que se comprometem com a boa qualidade e o zelo por seus servidores".
 
“Este é um projeto antigo, que está na pauta do Executivo Municipal desde 2009, mas que só agora, em nosso governo, saiu do papel. E nós, como gestores públicos, temos a obrigação de contemplar nossos servidores com um órgão voltado ao bem estar da classe, para que o quadro de funcionalismo municipal possa estar resguardado em suas funções”, exclamou o prefeito Paulo Blascke.
 
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Leme

Fotos