Especialistas destacam a importância de cursos de pós-graduação lato sensu
sáb, 07 de setembro de 2013 • 18:38 •
Educação
O término da graduação no Ensino Superior não representa necessariamente o fim da vida acadêmica. Um dos caminhos para tentar enriquecer o currículo, ganhar mais destaque no competitivo mercado de trabalho e, quem sabe, seguir a carreira de estudos é a especialização, também conhecida como pós-graduação lato sensu.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (INEP), o Brasil possui mais de 8.866 cursos deste tipo de pós-graduação, sendo a maior parte (89,5%) ministrada em Instituições de Ensino Superior (IES) particulares, de acordo com dados mais recentes, de 2007. A região Sudeste concentra o maior número de cursos ofertados (4.955) seguida por Centro-Oeste e Nordeste (1.232 e 1.224 cursos, respectivamente).
Todas as 2.314 IES existentes no Brasil podem oferecer cursos de pós-graduação. Eles independem de qualquer tipo de autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). No entanto, devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº1, de 8 de junho de 2007, como por exemplo:
• Oferecer carga mínima de 360 horas;
• Autorizar apenas a admissão dos graduados em curso superior;
• Contratar um corpo docente constituído por, pelo menos, 50% de professores com mestrado ou doutorado obtidos em programas stricto sensu reconhecidos – o restante deve ter no mínimo uma especialização;
• A instituição que oferece as aulas deve ser diretamente responsável por todo o curso oferecido, na área em que possui competência, experiência e capacidade instalada.
Os cursos de pós-graduação lato sensu também podem ser ministrados por Instituições que ofereçam ensino à distância. Nessa modalidade, apenas as provas e a defesa de monografia, ou apresentação do trabalho de conclusão de curso, têm de ser presenciais.
O certificado de conclusão tem validade nacional e é registrado pela IES que ministrou o curso. Além disso, devem ser acompanhados do histórico escolar relacionando as disciplinas cursadas, a carga horária acadêmica e o título da monografia ou do trabalho de conclusão de curso.
Fonte: Portal Brasil e e-Mec
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