Domingo tem Tarde de Contos Africanos e Afrodescendentes

qua, 12 de novembro de 2014 • 09:53 • Cultura

Em 20 de novembro, celebra-se o Dia da Consciência Negra. A data foi devidamente regulamentada pela Lei 12.519, de 2011, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado anualmente, resultado do trabalho das lideranças atuantes nos movimentos de consciência negra iniciados na década de 70.
 
A data enseja festa, mas também a reflexão. Para a política Serys Mary Slhessarenko, “os quase quatro séculos de escravidão fizeram com que o preconceito de cor lançasse raízes profundas entre os brasileiros. Nós, brasileiros, temos contas a acertar com a raça negra, na medida em que foram seus membros, escravizados, que construíram a maior parte dos fundamentos históricos da riqueza nacional”, afirma.
 
A Secretaria de Educação do município de Leme, através do projeto Salas de Leitura, coordenado pela orientadora técnica Patrícia Boldt, ciente da necessidade de trazer ao conhecimento das crianças um pouco mais da cultura africana, bem como de promover ações que diminuam atitudes de racismo e de preconceito nas escolas, realiza algumas atividades para atender a tais objetivos durante o ano e especialmente no mês de novembro. Exposições, sessões especiais de leitura, narração de contos e dramatizações, são alguns exemplos de atividades realizadas com a participação das crianças.
 
Visando contribuir para que a comunidade da cidade de Leme também se beneficie dessas ações, o referido projeto oferecerá a todos a Tarde de Contos Africanos e Afrodescendentes, nesse domingo, 16 de novembro, às 16h. Evento para todas as idades e gratuito.
 
O espetáculo é uma realização da Secretaria de Educação e conta com os monitores das Salas de Leitura das escolas municipais tanto na organização, como nas performances artísticas. Conta também com as participações especiais do ator e diretor de teatro Lázaro Donadelli, do ator e bailarino João Marcos e da contadora de histórias Tatiana Silva. A iluminação cênica é do maquinista e iluminador Flavio Prates e a direção geral é da especialista na arte narrativa Berenice de Fátima Luiz.
 
Fonte: Berenice de Fátima Luiz/Secretaria Municipal de Educação

Fotos