Dilma perde seis pontos, mas venceria no 1º turno, diz Datafolha

dom, 06 de abril de 2014 • 01:07 • Política

Apesar de perder seis pontos percentuais em relação a última pesquisa, a presidente Dilma Rousseff venceria no primeiro turno se eleição presidencial fosse hoje, diz pesquisa Datafolha, do jornal Folha de S.Paulo, divulgada sábado (4). 
 
Segundo números da pesquisa, Dilma tem 38% das intenções de voto, seis pontos percentuais que a última pesquisa divulgada em fevereiro, quando 44% diziam votar nela. O candidato do PSDB, Aécio Neves, se manteve com 16% dos votos. Eduardo Campos (PSB) ganhou um ponto percentual em relação ao último levantamento e tem 10% das intenções de voto, segundo o Datafolha. Candidatos de outros partidos somam 6%.
 
O Datafolha também simulou cenários com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), no lugar de Dilma, e com a ex-senadora Marina Silva (PSB), ao invés de Campos, como candidatos.
 
Segundo a pesquisa, Marina é a única que forçaria um segundo turno na disputa com a atual presidente. Nesta simulação, Dilma teria 39% dos votos, Marina, 27% e Aécio, 16%.
 
Lula também ganharia a disputa no primeiro turno - e com mais folga que a atual presidente-, se disputasse as eleições. O ex-presidente teria 52% dos votos, enquanto Aécio teria 16% e Campos, 11%.
 
Rejeição
 
Dilma, Aécio e Campos aparecem empatados com 33% de rejeição, segundo a pesquisa. Marina tem 21% de rejeição e Lula, 19%.
 
Campos é candidato menos conhecido dos eleitores. Segundo a pesquisa, 42% disseram não conhecer o ex-governador de Pernambuco, enquanto 57% dizem conhecer muito bem a presidente Dilma.
 
O Datafolha entrevistou 2.637 pessoas em 162 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
 
Fonte: Portal IG - www.ig.com.br