Dengue: situação é de controle, mas ações de prevenção e combate continuam

qua, 11 de junho de 2014 • 10:15 • Saúde

Leme pode ser orgulhar de ter reduzido drasticamente os casos de dengue após a epidemia que assolou a cidade em 2013. No primeiro semestre do ano passado, foram 4597 casos positivos, diante de apenas 25 agora em 2014. Essa grande redução é fruto do trabalho de todos os envolvidos na Campanha Todos Contra a Dengue, realizada pelo Governo de Leme, com apoio de empresários e, principalmente, da população.
 
Mas, apesar dos resultados, a luta não pode parar. A chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses, Daniela Diniz Maradei, participou do Café com a Imprensa desta terça-feira (10), para falar sobre a importância da continuidade das ações de combate e prevenção. “Muitas cidades da região apresentam epidemia de dengue ou estão em sinal de alerta. Além disso, ainda estamos notificando casos suspeitos (quatro exames aguardam resultado), o que faz com que haja a necessidade de mantermos o trabalho de prevenção e combate que trouxe resultados tão significativos”, ressalta.
 
“Tivemos a preocupação de preparar uma ampla campanha que englobou ações de prevenção e combate à dengue, envolvendo o poder público e a sociedade civil. Felizmente, os resultados são bastante positivos e mostram que o trabalho realmente deu certo. O Governo de Leme agradece o apoio da população e, ao mesmo tempo, pede que todos continuem combatendo a dengue diariamente para que não haja outra epidemia da doença em nosso município”, destaca o prefeito Paulo Blascke.
 
Identificação dos agentes de saúde
            
Como muitos moradores não permitem a entrada do agente de saúde, a chefe do Núcleo de Zoonoses, Daniela Maradei, falou sobre as maneiras de identificar o servidor. Todos os agentes da Secretaria de Saúde trabalham devidamente uniformizados, com crachá e identidade. No crachá, além do nome do funcionário, há também o número do Núcleo de Controle de Zoonoses, (19) 3571-0295. Perante qualquer dúvida, o munícipe pode solicitar a identidade do agente e ligar para o núcleo, que fará a confirmação se ele é ou não um agente da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom

Fotos