Dengue: situação é de controle, mas ações de prevenção continuam

qua, 12 de novembro de 2014 • 08:58 • Meio-Ambiente

Após viver uma epidemia de dengue em 2013, Leme teve um ano relativamente tranquilo em relação à doença. Se no ano passado foram 4976 casos, em 2014 a cidade teve apenas 28 registros. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Controle de Zoonoses, mantém uma rotina de trabalho de prevenção, inclusive com reuniões mensais do Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento de Combate à Dengue.
 
A chefe e o médico veterinário do núcleo, Daniela Diniz Maradei e Elton Sterzo, participaram do Café com a Imprensa da terça-feira (11), para falar sobre a importância da continuidade das ações de combate e prevenção. “Estamos realizando palestras educativas em escolas e empresas, reuniões com professores, empresários e líderes religiosos, além de capacitação dos agentes de saúde. Além disso, os agentes de PSFs realizam inspeções rotineiras em suas áreas de abrangência, o chamado “casa a casa”. E o Núcleo de Controle de Zoonoses faz, de 15 em 15 dias, inspeções em imóveis especiais, que são borracharias, escolas, cemitério e locais cadastrados. Tudo isso para que possamos, juntos, evitar o aumento dos casos no município”, explica Daniela.
 
Outra boa notícia foi o baixo índice da ADL – Avaliação de Densidade Larval – em Leme. O índice, que foi de 1,2 em 2013, abaixou para 0,4 neste ano. “Ainda assim, percebemos que temos encontrados muitos criadouros nas buscas realizadas nas residências. Por isso, pedimos que a população colabore e vistorie sempre seu quintal, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água, pois o período chuvoso já chegou”, lembra.
 
 
Números da dengue
No ano passado, Leme registrou 4976 casos positivos, diante de apenas 28 agora em 2014. Essa grande redução é fruto do trabalho de todos os envolvidos na Campanha Todos Contra a Dengue, realizada pelo Governo de Leme, com apoio de empresários e, principalmente, da população.
 
“Tivemos a preocupação de preparar uma ampla campanha que englobou ações de prevenção e combate à dengue, envolvendo o poder público e a sociedade civil. Felizmente, os resultados são bastante positivos e mostram que o trabalho realmente deu certo. O Governo de Leme agradece o apoio da população e, ao mesmo tempo, pede que todos continuem combatendo a dengue diariamente para que não haja outra epidemia da doença em nosso município”, destaca o prefeito Paulo Blascke.
 
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom

Fotos