Delegação de Leme participa da Conferência Estadual das Cidades
sex, 27 de setembro de 2013 • 20:36 •
Cidade
Uma delegação formada por seis lemenses eleitos na etapa municipal da Conferência das Cidades, ocorrida entre os dias 26 e 27 de julho deste ano, participam até dia (28), no Memorial da América Latina, na capital paulista, da 5ª Etapa Estadual da Conferência das Cidades, onde serão eleitos 221 delegados para a etapa nacional, que acontece em novembro na capital do país, em Brasília (DF).
A abertura do evento aconteceu na última quinta-feira (26), com a saudação e fala do coordenador da etapa estadual, Marcos Campanhoni, e das demais autoridades e representantes de movimentos populares e do Governo do Estado, representado pelo ministro chefe da Casa Civil, Edson Aparecido. Também discursou o representante do Governo Federal, o ministro interino, o secretário-executivo do Ministério das Cidades (MCidades), Alexandre Cordeiro, que em sua fala lembrou o momento como um marco histórico para o Brasil.
“Os Conselhos das Cidades são ferramentas para a política nacional de desenvolvimento urbano. Desde habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, prevenção de riscos e planejamento territorial”, reforçou Cordeiro. Entre as propostas primordiais que serão apresentadas para as plenárias de debates, está a instalação de um Conselho Estadual das Cidades, que é uma das tônicas já declaradas pelos representantes de movimentos populares e entidades.
A delegação lemense é formada por dois representantes do Poder Executivo, Maria Luiza Andrade Gatto e Aline Maria Da Costa Aleixo; uma representante do Poder Legislativo, Maria Izabel Parolim; e mais três representantes da sociedade civil, Fernando Luiz Trottmann, Paulo Roberto Moraes Severino e Maria José dos Santos. Representando o Governo de Leme, estiveram também durante a abertura da Conferência Estadual, o secretário de Comunicação Social, Ricardo Missão, e a representante da secretaria de Governo, Paula Trottmann.
Pela Câmara de Vereadores, Maria Isabel, a Bel Parolim, disse que o primeiro dia foi muito produtivo. “Foram apresentadas 72 novas propostas para os grupos de sistematização. E que agora vão para as plenárias, onde todos os representantes dos municípios do Estado votam. Ficaremos até sábado pela manhã, onde os cerca de 1.100 delegados participarão da eleição dos representantes da etapa nacional”, disse a vereadora Bel Parolim.
“A participação de Leme neste momento único e histórico para país, serve para reforçar a intenção do Governo de Leme, representado pelo Prefeito Paulo Blascke. É trazer a participação popular para os assuntos relacionados à cidade. É aproximar a população para discussões que interessam a ela e que contribua de fato para cidadania”, reforçou o secretário de Governo Vanderlei Bazílio do Nascimento.
Apresentação do número de propostas da etapa municipal
Durante a abertura, o coordenador da conferência estadual apresentou alguns números referentes a propostas apresentadas nas etapas municipais realizadas em todo o Estado de São Paulo e um breve balanço dos números da primeira fase. Foram 3.335 propostas que serão votadas em plenárias durante a conferência. Da etapa estadual sairão também os 221 delegados que farão parte da Conferência Nacional das Cidades, na capital do país, em novembro deste ano.
Encontro Estadual
Além do debate e apresentação dos resultados das conferências municipais, durante o evento será assinado o decreto que cria o Conselho Estadual das Cidades (ConCidades – SP). Haverá ainda a escolha das entidades que comporão o recém-criado órgão público e a eleição dos delegados que representarão o estado na etapa nacional. A 5ª edição da Conferência Nacional da Cidade será realizada em Brasília, em novembro, quando serão apresentadas as propostas aprovadas em cada estado.
Fonte: Ricardo Missão/Secom
Comentários