Cresce pontuação de Leme no Programa Município VerdeAzul

qua, 11 de dezembro de 2013 • 15:41 • Meio-Ambiente

Ações realizadas durante o ano pelo Governo de Leme, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, deram resultado com a elevação da pontuação lemense no Programa Município VerdeAzul. O Ranking Ambiental Paulista 2013 foi divulgado na última terça-feira (10), pelo secretário estadual do Meio Ambiente Bruno Covas e pelo governador Geraldo Alckmin, e mostra que Leme evoluiu em colocação e pontuação.
 
Relembrando anos anteriores, o progresso fica evidente. Em 2010, o município ficou na 514ª colocação entre 644 cidades, com 30,21 pontos. No ano seguinte, Leme despencou para a última colocação, em 645º lugar, com pontuação negativa de -6,73. Em 2012, o município ocupou a 354ª colocação entre 376 cidades, com 21,62 pontos. Neste ano, Leme está em 348º lugar entre 587 municípios paulistas, com pontuação de 38,3.
 
As principais iniciativas, realizadas pela própria Secretaria Municipal do Meio Ambiente e que contribuíram para o significativo progresso, foram a reestruturação do Consema – Conselho Municipal do Meio Ambiente, o Estudo de Arborização Urbana, trabalhos de educação ambiental da rede municipal de ensino, o 1º Domingo Ecológico, a Feira Troca Treco e o Curso de Formação de Brigadistas, entre outras.
 
“Para o ano que vem, temos como meta conseguir o selo Município VerdeAzul, principalmente com o inicio dos trabalhos da Estação de Tratamento de Esgotos, a aprovação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e a reestruturação administrativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. São ações que elevarão nossa pontuação e colocarão Leme em posição de maior destaque no cenário ambiental paulista”, destacou a secretária municipal do Meio Ambiente, Fernanda Candido.
 
O Programa Município VerdeAzul, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente, tem como objetivo descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. O certificado de Município VerdeAzul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fecop - Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.
 
Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município VerdeAzul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.           
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom

Fotos

Comentários