Continua a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra HPV

ter, 04 de novembro de 2014 • 08:42 • Saúde

Continua a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV, iniciada em setembro pela Secretaria Municipal de Saúde. A vacina deve ser aplicada nas garotas de 11 a 13 anos, que já receberam a 1ª dose. Porém, quem ainda não recebeu a 1ª dose, também pode iniciar a imunização. A campanha tem objetivo de proteger contra o câncer de colo de útero e verrugas genitais. A aplicação da 2ª dose acontece seis meses após a 1ª. Já a 3ª e última dose será administrada cinco anos após a 1ª.
 
Para garantir a segurança da vacina, o Ministério da Saúde elaborou um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=KTZJQQMG_RA) e um completo material (http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/agosto/29/Perguntas-e-respostas._segundadose_27.08doc.pdf), com informações pertinentes sobre a campanha.
 
Em Leme, as garotas podem procurar um dos oito postos de vacinação destacados para o trabalho. Importante frisar que a vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. Mais informações na Vigilância Epidemiológica, que fica na Rua José Manoel de Arruda Oliveira, nº. 150, Jardim Bela Vista, ou pelos telefones 3573-6356 e 3573-6358.
 
Câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os tipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV. A vacina contempla ainda dois tipos de HPV de baixo risco (HPV 6 e 11), responsáveis por cerca de 90% das lesões anogenitais. Vale ressaltar que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, de forma que as pessoas vacinadas devem sempre usar preservativos nas relações sexuais.
 
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom

Fotos

Vídeos