Confira a programação completa da 12ª edição do Festival Cacilda Becker em Pirassununga

qui, 07 de abril de 2016 • 19:18 • Cultura

Com início na quinta-feira (7), em Pirassununga (SP), a 12ª edição do Festival Cacilda Becker. O evento, que faz uma homenagem à atriz que nasceu na cidade, segue até o dia 28 de abril com 30 espétaculos teatrais de grupos de diversas partes do país, em locais variados da cidade. (Veja a programação completa abaixo). Destes, uma bancada elegeu 16 espetáculos que concorrerão no festival.
 
Os grupos selecionados receberão cachês proporcionais à distância entre Pirassununga e a cidade de origem, além de concorrerem prêmios de 1º, 2º e 3º lugares, melhor ator, melhor atriz, melhor diretor, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor cenografia, melhor iluminação, melhor sonoplastia, melhor maquiagem, melhor figurino, ator revelação e atriz revelação.
 
História da atriz
No dia 14 de junho de 1969, Cacilda Becker morria após ter lutado por 38 dias contra um derrame cerebral que teve no palco enquanto encenava “Esperando Godot”. Até hoje, 40 anos depois, ela é considerada uma das mais completas atrizes do teatro brasileiro.
 
Nascida em Pirassununga (SP) viveu sua infância em Santos, após a separação dos pais. Ainda jovem frequentou a boemia, e iniciou a vida artística aos 20 anos (1941), no Teatro do Estudante do Brasil - TEB. No mesmo ano, uniu-se à Companhia de Comédias Íntimas. Em 1943, juntou-se ao Grupo de Teatro Universitário (GUT), de Décio de Almeida Prado e em 1944 trabalhou com Bibi Ferreira na Companhia das Comédias. Em 1948, protagonizou uma das primeiras peças do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e foi a primeira profissional a ser contratada pela companhia, uma exigência feita por ela. Durante esse período, ela também foi professora de interpretação na Escola de Arte Dramática (EAD).
 
Em 30 anos de carreira, Cacilda encenou 68 peças, 2 filmes (“Luz dos Meus Olhos “Floradas na Serra”) e uma telenovela na TV Tupi (“Ciúmes”). Após a morte da atriz, Walmor Chagas prosseguiu com a companhia por mais quatro anos.
 
Confira a programação completa do Festival Cacilda Becker
 
Sexta (8)
Palhaça Sola - comédia/adulto - palco italiano - classificação: 12 anos. Com a Cia Teatral de Ribeirão Preto. No Teatro Municipal Cacilda Becker a partir das 20h.
 
Sábado (9)
- Na Boca do Lixo - drama - teatro de rua - classificação: livre. Com a Cia. Talagadá - Teatro de Formas Animadas, de Itapira (SP). Na Praça Central a partir das 9h.
 
- Cabeça Oca - adulto/drama - palco italiano - classificação: 14 anos. Com a Cia. Talagadá, no Teatro Cacilda Becker, a partir das 20h.
 
Domingo (10)
- Na Boca do Lixo - drama - teatro de rua - classificação: livre. Com a Cia. Talagadá. Em Cachoeira de Emas, a partir das 9h.
 
- A Menina e o Sabiá - circo - classificação: livre. Circuito Cultural Paulista. No Teatro Cacilda Becker, às 16h.
 
- Impermanências - adulto/infantil - palco italiano - classificação: livre. Com a Cia. Literarte, de São Paulo. No Centro de Convenções Professor Fausto Victorelli, às 20h.
 
Segunda (11)
- Mazzaropi - musical brasileiro - palco italiano - classificação: livre. Com a Cia. Arte das Águas, de Ibirá (SP). No Teatro Municipal Cacilda Becker, a partir das 20h.
 
Terça (12)
- Entrou Por uma Porta - contação de histórias, cantigas e poesias - classificação: livre. Com a Cia. Seres da Mala, de Pirassununga. No Emeief Maria Ap. Reck Cabral Guimarães, a partir das 9h.
 
- O Judas em Sábado de Aleluia - comédia - palco italiano - classificação: 10 anos. Com a Cia. Brasileira de Interpretação, de Realengo (RJ). No Teatro Municipal Cacilda Becker, às 20h.
 
Quarta (13)
- As Mulheres da Rua 23 - comédia - palco italiano - classificação: 12 anos. Com a Cia. de Teatro Autoral, de Grajaú (RJ). No Teatro Municipal Cacilda Becker, às 20h.
 
Quinta (14)
- Berlim: Dois Corpos à Procura - adulto/drama - palco italiano - classificação: 16 anos. Com a Karma Cia. de Teatro, de Itajaí (SC). No Teatro Municipal Cacilda Becker, às 19h.
 
Sábado (23)
- Vila do Cachorro: Como os Artistas Enfrentaram a Opressão - classificação: 12 anos. Com o Teatro da Resistência, de Araras (SP). No Centro de Convenções Professor Fausto Victorelli, às 20h.
 
Segunda (25)
- Ensaio Aberto - Rua Perigosa - do Amor ao Ardor  - classificação: 16 anos. Com o Grupo Tato, de Pirassununga. No Teatro Municipal Cacilda Becker, a partir das 20h27.
 
Quinta (28)
- Romeu, Meu & Ju, Julieta - classificação: livre - duração: 60 minutos. Com o Grupo Os Atores Vieram para o Chá, de Pirassununga. No Centro de Convenções Professor Fausto Victorelli, ás 20h.
 
Fonte: Portal GLOBO.com

Fotos