Carnaval: 7 blocos estarão em desfile pela Avenida 29 de Agosto
ter, 25 de fevereiro de 2014 • 23:29 •
Cultura
A programação do Carnaval de Leme foi toda pensada para valorizar a participação popular nas brincadeiras carnavalescas. A agenda, que começa na sexta-feira (28) e segue até a terça-feira (4), está repleta de atrações para todas as idades. Haverá charangas, matinê, marchinhas, a tradição das máscaras da Fazenda Cresciumal, além de desfile de blocos de rua.
Na véspera do feriado, segunda-feira (3), é quando sete blocos ganham os quarteirões da Avenida 29 de Agosto, com concentração, a partir das 20h30, em frente à Prefeitura, e dispersão na Rui Barbosa, onde a festa seguirá com a animação das baterias dos blocos e também ao som de marchinhas.
Conheça um pouco mais sobre os sete blocos que vão fazer o Carnaval de Leme: É Cultura! É Bloco de Rua!
Bloco no Fim a Gente Dança
O bloco surgiu em 2013 com a proposta de utilizar artistas em geral para fazer a abertura do Carnaval de Leme. É composto por dançarinos, atores, cantores, músicos e outros que fazem da maior festa popular uma arte. Neste ano, levará para a avenida o tema Baile de Máscaras, retratando que a beleza não está só nos olhos de quem vê, mas também por trás da máscara.
Bloco do Vaca Magra - Em Cima da Hora
Os integrantes são moradores da região do Parque São Manuel, Jardim Alto da Glória e Jardim Santana. O patrono é o folclórico Vaca Magra, dono de um bar no Jardim Alvorada, muito frequentado pela comunidade nordestina de Leme, que vai compor, em sua maioria, o bloco.
Bloco Joia Rara
Integrantes do grupo de samba e banda de Carnaval Joia Rara se aliaram a tradicionais sambistas para fundar o bloco com a proposta de difundir o gênero musical. Em 2014, a homenagem vai para os sambistas da antiga, com a reedição do samba enredo da extinta escola Vila Isabel de Leme: Exaltação a Oxalá, de 1976. Contará com a participação de pessoas que faziam o famoso carnaval de rua de Leme há 38 anos.
Bloco das Poderosas
Um grupo de amigos resolveram formar um time de futebol nos moldes de uma tradição rural em Leme: homens jogando vestidos de mulher. Desde 1993, esse time aumentou e, hoje em dia, mais de 20 amigos se reúnem em 31 de dezembro para o Jogo de Saia, que, como eles dizem, “é para casados, solteiros e enrolados”. Um divertido campeonato de “beldades” com direito a premiação. Para além da brincadeira, o grupo fez parcerias para um projeto social para entrega de presentes e guloseimas para crianças. Agora, pela primeira vez, o time vai desfilar pela Avenida 29 no Bloco das Poderosas, com homens vestidos de mulheres.
Bloco Amigos do Santa Rita
Amigos dos bairros Altos da Santa Rita, Santa Rita, Nova Santa Rita e região formaram um time de futebol há 18 anos: o Santa Rita Futebol Clube, que participa da 1ª e da 2ª divisão do Campeonato Municipal de Futebol Amador. Já conquistou importantes títulos e sempre tem atletas no Campeonato Estadual de Futebol Amador. Também desenvolve um trabalho social nos bairros que representa, com destaque para o Dia das Crianças e o Natal, quando promove a distribuição de brinquedos e alimentos. Pela primeira vez o time vai participar do Carnaval de Leme e pretendem levar muita alegria para a Avenida.
Bloco Velho Capitão
A Fanfarra Velho Capitão existe desde 1996, quando um grupo de amigos se reuniu para ensaiar e tocar. Atualmente, a fanfarra conta com 70 componentes, que se apresentam em Leme e na região. A maior parte participa do Carnaval com o Bloco Velho Capitão, fundado em 2011. São 50 integrantes da fanfarra e mais 10 músicos da Banda Municipal. A ideia é brincar e desfilar enquanto tocam as antigas marchinhas, promovendo um resgate cultural.
Bloco do Gago
Em 2010, admiradores e frequentadores das rodas de samba de Leme fundaram o Bloco do Gago, nome oriundo do Pagode do Gago, que acontecia na AABB. A Alegria Mora Aqui é o lema do bloco que desfila desde 2011 com sua bateria Levada Louka e integrantes de todas as idades. Neste ano, a homenagem será para os sambistas que cantam, tocam e fazem samba o ano todo para explodirem em alegria no Carnaval. O tema escolhido é o Plantamos a Semente da Alegria Nossa Gente Bamba Reluz no Carnaval.
Fonte: Secom
Comentários