Café com a Imprensa: Governo de Leme anuncia verbas para escolas rurais

ter, 10 de setembro de 2013 • 18:24 • Cidade

O Governo de Leme realizou na manhã de terça-feira (10), no Paço Municipal “Joves dos Santos Carvalho”, mais uma edição do Café com a Imprensa. O evento contou com a participação do prefeito Paulo Blascke, do vice Ademir “Gú” Zanóbia, secretários, vereadores e imprensa lemense.
 
Furto do ovo do urubu rei
 
A secretária do Meio Ambiente, Fernanda Candido, e o veterinário, Dr. Elton Sterzo, falaram sobre as ações do Governo de Leme a respeito do furto do ovo do urubu rei, constatado no último domingo (8), no Parque Ecológico Mourão. A pasta está tomando todas as medidas cabíveis para apurar o caso e punir os responsáveis, criminalmente e administrativamente. “Estranha o fato de que não houve arrombamento, além do que o urubu rei é extremamente agressivo para proteger seu recinto. A pessoa que furtou o ovo tem conhecimento técnico de manejo e estava acompanhada”, explicou a secretária Fernanda Candido.
 
Diz a nota oficial: O Governo de Leme confirma que houve um furto de ovo de urubu rei no interior do recinto da ave no Parque Ecológico Mourão. O fato foi constatado pela Guarda Civil Municipal, que realizou o Registro de Ocorrência na manhã de segunda-feira (9), às 11h. A Secretaria de Meio Ambiente irá investigar o caso e já instaurou um processo administrativo, além de pedido de afastamento imediato dos funcionários que possuem acesso ao recinto do urubu rei. O ovo que foi furtado estava sendo chocado pela fêmea da espécie desde o dia 13 de agosto. O caso também foi comunicado à Polícia Civil para investigação de crime de furto na manhã de segunda-feira, às 11h44. A Secretaria de Comunicação, por meio de sua assessoria, fica a disposição para mais esclarecimentos, informações e entrevistas.
 
Verbas federais para escolas rurais
 
A secretária de Educação, Flávia Terossi, anunciou que três unidades educacionais da região rural lemense serão contempladas com verbas federais. A Emeb “José Baldin”, localizada no Taquari Bairro, a Emeb “Bernardo Garcia” e a Creche “Paulina Bertin de Moraes”, ambas localizadas no Bairro Cajú, receberão recursos do Programa “Escola do Campo”. Para as duas primeiras, as verbas serão de R$ 13 mil e, para a creche, de um valor um pouco menor por causa da quantidade de alunos. “Estes recursos extras são voltados para a manutenção das unidades e para adequar estes espaços de acordo com o currículo das escolas rurais”, explicou Flávia.
 
A secretária destacou também a conquista de uma verba de R$ 40 mil, relativa ao Programa “Mais Educação”, que será disponibilizada para a Emeb “José Baldin”, provavelmente já no início de outubro. “O Programa Mais Educação levará ensino em tempo integral aos alunos do Taquari Bairro e região, com oficinas culturais, pedagógicas e de reforço escolar no horário inverso ao das aulas”, comemorou Flávia Terossi. Vale salientar que a Emeb “Bernardo Garcia” já realiza o ensino integral com recursos municipais, mas que futuramente também receberá a verba federal. Ela lembrou ainda que o próximo passo é a busca do Programa Federal “Mais Cultura”, que, através de uma parceria das secretarias de Educação e Cultura, disponibilizará oficinas de valorização da cultura diferenciada do campo.
 
Desfile de 7 de Setembro
 
A secretária de Educação, Flávia Terossi, destacou o sucesso do tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, que levou mais de 20 mil pessoas à Avenida 29 de Agosto, no último sábado. A parada contou com participação do Tiro de Guerra 07-074, projetos sociais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, escolas estaduais, particulares, Escola de Comércio “Mário Leme Walter”, ETEC “Salim Sedeh”, Sesi, Guarda Mirim, Fanfarra Feminina, ganhadores do Concurso Miss Leme 2013, jipeiros e integrantes do Movimento “Presídio Não”.
 
Para a secretária, o desfile teve um saldo bastante positivo. “Novamente, tivemos uma economia de 40% em relação ao evento do ano passado, sem queda na qualidade e na beleza. As escolas reutilizaram materiais, desfilaram de uniformes e entenderam que temos prioridades maiores neste momento, como sanar a falta de vaga em creches”, ressaltou Flávia Terossi.
 
2º Leme Cultural
O organizador do 2º Leme Cultural, Jean Rodrigues, falou sobre a 2ª edição do evento, que acontece neste domingo (15), a partir das 19h, no Anfiteatro Municipal, com foco no trabalho autoral. “Este projeto tem o objetivo de agregar as diversas artes existentes em Leme, visando a multiculturalidade. Agradeço o Governo de Leme pelo apoio e por abrir um especo de debate com os artistas locais”, destacou Jean. O evento terá entrada gratuita, com apresentação das bandas Fundação Reggae e Vinho Bar; espetáculo de dança do grupo Free Step performance teatral e exposição de pintores, poetas e artesãos locais.
 
Feira Municipal de Artesanato e Orgânicos
Por fim, o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Odair Barbosa, destacou mais uma edição da Feira Municipal de Artesanato, que acontece neste sábado (14), das 9h às 17h, na Praça “Rui Barbosa”. A novidade deste evento será a Feira de Alimentos Orgânicos, com venda de produtos como alface, couve, escarola, cenoura, brócolis, alho poro, mandioca, geleias de frutas, pão integral e flores comestíveis. Novamente, a feira terá animação do Grupo “Chorando no Interior”, precedida pelo sorteio da Campanha Cidadão Pontual.
 
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom

Fotos