Bosque receberá segunda reforma desde a inauguração há 43 anos

qui, 10 de abril de 2014 • 14:59 • Meio-Ambiente

Inaugurado em 7 de julho de 1970, o Parque Ecológico Mourão se prepara para receber sua segunda grande reformulação. A primeira reforma aconteceu em 1993, quando o Bosque de Leme ficou fechado por 20 meses, de março de 1993 a outubro de 1994. As adequações que agora serão feitas dará ao parque o conceito de bioparque, com recintos mais semelhantes ao habitat natural dos animais.
 
A reestruturação é uma antiga necessidade e foi, inclusive, solicitada já há alguns anos pelo Departamento de Fauna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O mesmo departamento marcará a data da remoção dos animais do Bosque lemense, sendo também responsável pela destinação para outros recintos. “No momento, estamos realizando os trâmites documentais da transferência, para posterior agendamento da data”, explica a secretária municipal do Meio Ambiente, Fernanda Cândido.
 
O caráter turístico do Bosque será mantido com sua transformação em bioparque, onde os recintos são caracterizados pelo sistema de semiliberdade, o que permite maior interação entre o visitante e a fauna. “Vamos melhorar a qualidade de vida dos animais ao trazer o habitat deles para dentro o zoológico. A cidade só tem a ganhar com esse projeto”, diz Fernanda.
 
A proposta do Governo de Leme é que o Parque Ecológico Mourão se torne referência na área de educação ambiental e lazer. “A adequação do Bosque é cobrada da cidade desde 2010 e nós assumimos a responsabilidade de deixá-lo dentro da lei. Estamos na busca de uma Parceria Público-Privada, que seja boa para o município, para concretizarmos o projeto no menor tempo possível”, declara o prefeito Paulo Blascke.
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom 

Fotos