Black Friday: saiba como evitar fraudes e outros problemas
qui, 27 de novembro de 2014 • 08:52 •
Geral
Nesta sexta-feira (28), será realizada, em todo o Brasil, a Black Friday. A data especial de descontos ocorre no País desde 2010.
O evento acontece sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado comemorado nos Estados Unidos, e marca a promoção em massa dos varejistas do país, que renovam seus estoques para as vendas de fim de ano.
Além dos Estados Unidos, a ação de vendas vem sendo adotada por comerciantes de países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai.
Nos últimos dois anos, foram registrados vários casos de fraude nesta data. Em 2013, segundo o Procon de São Paulo, apenas na sua área de atuação, foram registradas 302 reclamações durante e após a Black Friday.
De acordo com o órgão paulista de defesa do consumidor, os principais problemas relatados foram a maquiagem de preço de produtos, dificuldade de acesso à página de compra, mudança de preço dos produtos ao finalizar a compra, publicidade enganosa, não entrega ou demora na entrega de produtos.
Com o objetivo de combater essas práticas, alguns serviços foram disponibilizados na internet para auxiliar o consumidor. Por exemplo, a Câmara Brasileira de Comercio Eletrônico elaborou o Código de Ética para o Black Friday. Esse conjunto de regras é seguido por todas as empresas que participam do evento.
O código de ética não é o único mecanismo de ajuda ao consumidor, confira outros serviços:
* Você Consulta Empresas
* Consumidor.gov.br
* Black Friday Legal
* Sites não recomendados pelo Procon
Para evitar transtornos, o consumidor deve sempre estar atento ao valor do produto antes da data de descontos, a idoneidade da loja em que está comprando, entre outros aspectos.
Compras na internet
O Procon dá ênfase nas precauções que devem ser tomadas nas compras realizadas na internet. Confira algumas dicas abaixo:
Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de senhas e dados;
Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato e anúncios);
Procure a identificação da loja no site (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Em caso de não haver essas informações, o consumidor deve escolher outra loja;
Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;
Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
Nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil e do Procon-SP