Biblioteca Municipal recebe oficina de construção de brinquedos ópticos nessa terça
seg, 21 de julho de 2014 • 08:58 •
Cultura
A Biblioteca Municipal “Profª. Carolina de Moura Hildebrand” recebe na próxima terça-feira (22), a Oficina de Construção de Brinquedos Ópticos “Zoo-fenaquistiscópio e Taumatroscópio”, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. A oficina, disponibilizada pelo Museu da Imagem e do Som, conta com 30 vagas para interessados a partir de 7 anos e será realizada das 18h às 22h.
O plano de trabalho da Oficina de Brinquedos Ópticos inclui uma breve conversa sobre animação, abordando um pouco da história e técnicas, tendências e as regras básicas para a representação gráfica do movimento em desenho animado. A oficina de animação através da construção de brinquedos ópticos visa estimular e compreender a essência do mecanismo da representação gráfica do movimento, por meio de animações cíclicas.
O modelo chamado de zoo-fenaquistiscópio, especialmente desenvolvido pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas para oficinas deste tipo, é a junção de dois brinquedos ópticos inventados há mais de 170 anos. O primeiro é o zoetrópio, chamado de zootroscópio ou de roda da vida, inventado por William Hornner, na Inglaterra. Quase ao mesmo tempo, só que na Bélgica, o cientista Plateau inventou o fenaquistiscópio. Ambos não eram, na verdade, brinquedos, mas sim instrumentos para medir e provar o fenômeno da persistência da imagem na retina do olho humano. Além de ser divertida, a oficina de construção dos brinquedos ópticos possibilita a descoberta do princípio da grande arte do cinema.
“Convidamos toda população lemense para participar de mais uma oficina que a Biblioteca Municipal tem o prazer de receber do Museu da Imagem e do Som. Trata-se de um trabalho diferenciado e interessante, que trará novos conhecimentos aos participantes”, destaca a bibliotecária Carla Pieter.
Minibio
Wilson Lazaretti é fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, entidade que existe há 38 anos. É também professor de animação no Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unicamp. Eliana Ribeiro é formada em Artes Plásticas no Instituto de Artes da Unicamp e atua como animadora e montadora cinematográfica.
Fonte: Daniel Cunha/Secom