Bayer CropScience e Fundecitrus assinam contrato de parceria para beneficiar setor citrícola

qui, 21 de novembro de 2013 • 09:51 • Tecnologia

A Bayer CropScience e o Fundecitrus, Fundo de Defesa da Citricultura, acabam de assinar um contrato de parceria para acelerar o desenvolvimento de tecnologias para viabilizar a sustentabilidade da citricultura. Com o nome “Citrus Unidos” e lançado para os principais produtores, consultores e pesquisadores do setor, a parceria reforça o compromisso da Bayer CropScience e do Fundecitrus em investir nas pesquisas de um cultivo muito importante para o agronegócio brasileiro. A Bayer CropScience investirá aproximadamente três milhões de euros ao longo da parceria, prevista até 2018.
 
Um dos principais elementos desta parceria é buscar novas maneiras para controlar o greening (HLB), uma doença causada por bactérias transmitidas para as plantas por infestações de psilídeos e, que desde 2004, vem afetando severamente os pomares brasileiros. Parte dos investimentos será destinada para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, como é o caso da criação de Tamaraxia radiata, inimigo natural do vetor da bactéria, e para o desenvolvimento de atrativos e/ou repelentes ao psilídeo. Outras ações incluem o desenvolvimento de novos métodos para a identificação e diagnóstico precoce da doença, bem como a capacitação dos produtores para os avanços técnicos e científicos que manterão a competitividade do setor.
 
"Estamos desenvolvendo novos produtos e tecnologias para controlar a doença e o inseto vetor, o psilídeo (Diaphorina citri), para fornecer aos agricultores ferramentas inovadoras que contribuam para melhorar sua produção", explica Gerhard Bohne, diretor de Operações de Negócios Proteção de Cultivos da Bayer CropScience no Brasil. "A parceria com o Fundecitrus, que é reconhecido mundialmente por sua excelência na área de pesquisa e educação para garantir a sanidade da citricultura, trará uma nova perspectiva para o setor", explicou Bohne.
 
O acordo está previsto até o fim de 2018, e a Bayer CropScience colaborará técnica e financeiramente com pesquisas específicas e na realização de estudos de eficácia de novos produtos. "Parcerias com empresas e instituições são pré-requisito para responder prontamente aos últimos desenvolvimentos e à crescente demanda por novas soluções tecnológicas na citricultura e para ajudar os produtores a superar novos desafios", afirma o presidente do Fundecitrus, Lourival do Carmo Monaco.
 
"Esta parceria apoiará o agronegócio brasileiro a manter sua posição de liderança mundial na produção de laranja. Contudo, a junção de expertises das empresas será benéfica não apenas para o Brasil, mas também para outros países produtores de laranja”, complementa Bohne.
 
Sobre a Bayer CropScience
A Bayer é uma empresa global, com suas principais atividades concentradas nas áreas de saúde, nutrição e materiais de alta tecnologia. Este ano, a empresa comemora 150 anos de trabalho dedicados a cumprir sua missão "Bayer: Ciência para uma Vida Melhor". A Bayer CropScience, subgrupo da Bayer AG e responsável pelo negócio agrícola, tem vendas anuais de EUR 8,383 bilhões (2012), sendo uma das principais empresas mundiais de ciências e inovação nas áreas de sementes e traits, proteção de cultivos, além de soluções para o controle de pragas não-agrícolas. A empresa oferece uma excelente gama de produtos, incluindo sementes de alto valor, soluções inovadoras para a proteção de cultivos e baseadas em modos de ação químicos e biológicos, bem como extensivos serviços de apoio para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável. Na área de produtos não-agrícolas, a Bayer CropScience tem um amplo portfólio de produtos e serviços para o controle de pragas, que abrangem desde aplicações de casa e jardim até para o segmento de reflorestamento. A empresa conta com uma força de trabalho global de mais de 20.800 colaboradores e está presente em mais de 120 países. No Brasil, faz parte do Grupo Bayer, com mais 117 anos de atuação no País e aproximadamente quatro mil colaboradores. A Bayer CropScience, no Brasil, conta com mais de 1,2 mil colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e um Centro de Pesquisa e Inovação no Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse nosso site: www.bayercropscience.com.br e nosso canal no YouTube: www.youtube.com/BayerCropScienceBR
 
Sobre o Fundecitrus
O Fundecitrus - Fundo de Defesa da Citricultura é uma associação privada, sem fins econômicos, em benefício público da citricultura. Criada e mantida pelos citricultores e pelas indústrias de suco do estado de São Paulo desde 1977, a entidade se tornou mundialmente reconhecida como exemplo de competência em ações de combate às doenças de citros e na realização de pesquisas com a missão de garantir a sanidade da citricultura. 
 
Seu papel é desenvolver pesquisas que gerem informações e tecnologias para o controle de doenças e pragas e repassá-las aos citricultores para que possam aplicá-las para melhorar os cuidados sanitários do pomar de uma forma sustentável.
 
Em 2014, o Fundecitrus comemora 20 anos na área de pesquisa com importantes resultados para o manejo de doenças que atingem os citros e que possibilitaram manter a citricultura paulista no topo da produção mundial, como, por exemplo, o genoma da bactéria Xylella fastidiosa - transmissora da Clorose Variegada dos Citros (CVC) – que foi o primeiro sequenciamento genético de um fitopatógeno realizado no mundo; e o desenvolvimento do manejo regional para o controle do greening (HLB), também inédito no setor citrícola mundial. 
Sediado em Araraquara, O Fundecitrus é reconhecido mundialmente como centro de excelência no desenvolvimento e fomento de novas tecnologias para o desenvolvimento da citricultura. Mais informações sobre as pesquisas, cursos e treinamentos destinados aos citricultores podem ser acessadas no site www.fundecitrus.com.br e na página do Facebook https://www.facebook.com/Fundecitrus.
 
 
Fonte: Patrícia Menezes
Jornalista - Rebeca Come Terra
MTB - 46.253
DRT radialista - 34.842/SP
Contatos: patrícia@rebecacometerra.com.br

Fotos

Comentários