Bairro Itamaraty terá mutirão de combate a dengue
qua, 12 de março de 2014 • 14:16 •
Cidade
Mesmo livre de epidemia no momento, o Governo de Leme não mede esforços para combater o Aedes aegypti. Mais uma ação da campanha Todos Contra a Dengue, aprovada pelo Comitê Municipal de Controle da Dengue, será colocada em prática, com a colaboração da iniciativa privada e também do Kaiowas Moto Clube. Um mutirão para recolhimento de objetos que podem se transformar em criadouros do transmissor está agendado para o dia 22 de março, das 8 às 13 horas, no Parque Residencial Itamaraty.
Na verdade, a ação já está em andamento com a distribuição de sacos de lixo de 100 litros pelos agentes de saúde à população do bairro. Junto segue um informativo com orientação sobre o que deve ser descartado. Neste sábado (15), o Kaiowas Moto Clube estará no Itamaraty promovendo a conscientização dos moradores em relação à prevenção e orientando sobre o mutirão da semana seguinte.
A proposta não é recolher lixo orgânico nem entulho (sofás, cadeiras e restos de materiais de construção), mas sim latas, garrafas, copos, pneus, ou seja, itens classificados como potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Bueno, no total, oito caminhões foram disponibilizados por empresas privadas e servirão para o recolhimento dos sacos.
“Para evitar epidemia é preciso manter a vigilância e eliminar os criadouros do mosquito, continuar com a prevenção. O descarte, que deverá ser deixando em frente à residência na data da ação, será separado pelo pessoal do Reciclaleme (Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Leme) para correta destinação. Assim, paralelamente, trabalhamos a questão ambiental”, declara o secretário de Saúde, Antonio Roberto Stivalli.
O mutirão terá a participação dos integrantes do Kaiowas Moto Clube, dos secretários municipais e outros voluntários e será estendido para outros bairros em iniciativas futuras.
Controle
Os números de casos despencaram no município: são somente quatro notificações nos primeiros 12 dias de março e fevereiro fechou com apenas sete confirmados, enquanto o mesmo mês do ano passado registrou 1.640 positivos. A situação de controle no município é desenhada desde o início da campanha Todos Contra a Dengue: outubro, novembro e dezembro computaram, respectivamente, cinco, cinco e seis confirmados. Em 2012, os três últimos meses do ano somaram 65.
Apesar do quadro favorável, com a volta do período de chuvas, o risco de dengue é potencializado com o aumento do número de focos do transmissor Aedes aegypti. Assim, os trabalhos do núcleo de zoonoses continuam. Para que os agentes possam fazer o trabalho de busca de criadouros na ação casa a casa, é fundamental a população autorizar a entrada desses profissionais em suas residências. A cada dia da semana, equipes percorrem um bairro diferente da cidade. Também efetuam busca em pontos estratégicos (borracharia, ferro velho e oficinas mecânicas) e em imóveis especiais (empresas, escolas e outros locais com grande circulação de pessoas).
Fonte: Rafaela Chignolli/Secom