Apresentações culturais e Festival da Cultura Japonesa movimentam a Praça "Rui Barbosa”

qua, 27 de agosto de 2014 • 19:04 • Cultura

Mais de mil pessoas lotaram a Praça “Rui Barbosa” para acompanhar ao calendário de festividades dos 119 anos de Leme, na Praça “Rui Barbosa”, neste final de semana. Os eventos consolidam a proposta da administração Paulo Blascke em proporcionar um novo olhar para a cultura em Leme.
 
A Orquestra de Violeiros de Araras abriu o certame cultural na quinta-feira à noite, apresentando clássicos e populares da música caipira e regional. O repertório caiu no gosto do público, que acompanhava em coro a cada interpretação da orquestra. 
 
Na sexta-feira, a Secretaria da Cultura movimentou a praça com um evento inédito, que deverá também compor o calendário de eventos do município. A I Mostra de Dança de Leme lotou e encantou o recinto da Praça “Rui Barbosa” com apresentações das mais diversas modalidades de dança.
 
De Leme, participaram Cia. Oficina das Artes, Arte Jovem, Cisne Carijó, Cia da Arte, grupo e solos de dança do ventre, Grupo Dance Clube de Campo Empyreo e Luan Clorado. Participaram como convidados a Escola Artística Cultural de Pirassununga e a solista Debora Sagiroto. De Araras, veio a solista Deh Vian.
 
No total, foram 28 coreografias, todas acompanhadas e valorizadas a cada detalhe e movimento, com total reconhecimento público. Para a assessora da Secretaria de Cultura, Cintia Rafaela Braghim Beltran Tamião, a dança de Leme entra uma nova fase, onde a valorização dos grupos, artistas e dançarinos comprometidos com a pluralidade social da arte terão prioridade na política cultural da cidade.
 
No sábado, o V Festival da Cultura Japonesa também chamou a atenção da população, não apenas pelas barracas com os mais tradicionais pratos da gastronomia oriental, como também a apresentações culturais e folclórica, com danças típicas com crianças e adolescentes, Taiko (tambores) e Odori com as senhoras.
 
Fonte: Daniel Cunha

Fotos