Alunos do 2º ano da Rede Municipal realizam a Provinha Brasil

qui, 24 de abril de 2014 • 10:42 • Educação

Na semana de 22 a 29 de abril, todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino realizam a primeira etapa da Avaliação da Alfabetização Infantil, a Provinha Brasil. A avaliação faz parte do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, implementada pelo MEC em 2008. A segunda etapa está prevista para o segundo semestre deste ano.
 
Composta por testes de Língua Portuguesa e Matemática, permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente a aquisição de habilidades de leitura e de matemática.
 
A escolha do 2º ano do Ensino Fundamental foi adotada considerando o disposto no Plano de Metas - Compromisso Todos pela Educação, que expressa à necessidade de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, responsabilidade reforçada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
 
Na Provinha Brasil, são avaliadas habilidades relativas à alfabetização e ao letramento iniciais. O teste que avalia o nível de leitura dos alunos é baseado na matriz de referência que considera as habilidades dos três eixos: apropriação do sistema de escrita, leitura e compreensão, e valorização da cultura escrita.
 
Em matemática, a matriz de referência é baseada nos eixos: números e operações, geometria, grandezas e medidas, e tratamento da informação. Tanto a avaliação de leitura quanto a de matemática são realizadas por meio de descritores que compreendem as competências e habilidades que os alunos têm que demonstrar no processo de ensino e aprendizagem.
 
No período de aplicação da Provinha Brasil, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação acompanham os professores no desenvolvimento das avaliações, que devem acontecer em dias separados - primeiro a avaliação de leitura e, no dia posterior, matemática.
 
O INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” - informou também que, a partir deste ano, será disponibilizado para as instituições de ensino o Sistema Provinha Brasil. Tal sistema funcionará como ferramenta às escolas e redes de ensino que desejarem visualizar os resultados da Provinha Brasil em forma de relatórios eletrônicos. Dessa forma, o sistema pretende apoiar as escolas e redes de ensino na análise dos dados produzidos a partir da aplicação da Provinha Brasil.
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom

Fotos