Ação de limpeza no Jardim Quaglia já recolheu mais de 80 toneladas de entulhos
qua, 22 de janeiro de 2014 • 18:28 •
Cidade
A ação de limpeza que acontece nesta semana no Jardim Quaglia já apresenta bons resultados. Desde a última segunda-feira (20), já foram recolhidas mais de 80 toneladas de entulhos. O trabalho segue naquele bairro até sexta-feira (24), e a média diária de recolhimento é de 40 toneladas. “Estamos retirando, em média, 30 caminhões de entulhos por dia, o que representa mais de 40 toneladas de materiais inservíveis recolhidas diariamente no Jardim Quaglia”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Ângelo Gonçalves da Silva, o Jabá.
O trabalho é realizado com o maquinário disponibilizado pelo Consórcio Intermunicipal Cemmil, que trouxe para Leme três caminhões basculantes, um caminhão pipa, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, uma motoniveladora e um trator de esteira. Os equipamentos ficarão na cidade por três meses, com objetivo de limpar áreas urbanas e aprimorar as condições das estradas rurais.
Na próxima semana, a ação será estendida para o Jardim Graminha, principalmente na limpeza das Estradas Municipais “Paulo Sacchi” e “João da Cruz”, esta última que liga o bairro ao Jardim Imperial. Na semana passada, os equipamentos foram utilizados no nivelamento, manutenção e limpeza da Estrada Guarantã, que fica na saída do bairro São Rafael.
Governo Municipal acompanha trabalho
Nesta quarta-feira (22), o prefeito Paulo Blascke acompanhou o trabalho de limpeza do Jardim Quaglia e agradeceu a colaboração dos moradores. “A população do Quaglia atendeu nosso chamado e está contribuindo para o sucesso dessa ação que visa melhorar as condições urbanas e combater a proliferação do mosquito da dengue”, destacou Blascke.
Além do prefeito, os secretários de Agricultura, Israel Lavezzo; de Indústria e Comércio, Pedro Bueno; de Emprego e Relações do Trabalho, Odair Barboza; e de Comunicação Social, Ricardo Missão, também acompanharam a ação, junto a Equipe da Vigilância Sanitária. A busca ativa, ou seja, o recolhimento de objetos que podem acumular água é outro foco do trabalho, que é realizado constantemente não só no Jardim Quaglia, mas também em outros bairros.
Dengue
O descarte indevido de resíduos torna-se ainda mais grave nesse período de chuvas, quando o risco de dengue é potencializado com o aumento do número de focos do mosquito transmissor Aedes aegypti. A melhor tática para evitar epidemia é eliminar o mosquito com atitudes conscientes, como não jogar nas ruas, ou mesmo acumular dentro de casa, objetos que se transformem em criadouros.
Para manter a cidade limpa e livre de nova epidemia de dengue, toda população pode colaborar com a equipe de Serviços Públicos. Basta denunciar no Núcleo de Fiscalização de Posturas, localizado dentro do Paço Municipal, ou no Núcleo de Controle de Zoonoses, que fica na Rua Waldemar Silenci, nº 450, na Cidade Jardim. É preciso identificar a área em questão para acionar o serviço e para que o proprietário seja notificado, no caso dos terrenos particulares.
Fonte: Daniel Cunha/Secom
Comentários